Os objetivos da disciplina são:
1) que o aluno chegue a um entendimento do que seja a Engenharia, no que se refere a:
- identificar necessidades/demandas que impliquem em ações da Engenharia;
- enunciar problemas;
- formar alternativas de solução;
- escolher uma solução;

2) que o aluno desenvolva certas habilidades e atitudes, como:
- trabalhar em equipe;
- planejar, programar e controlar;
- comunicar-se escrita e oralmente;
- criar alternativas e critérios para decisão;
- preocupar-se com aspectos econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança;
- efetuar julgamento e assumir postura acadênica ética.

Goals

The goals of this discipline are:
1) That the students understand what Engineering is, concerning the following aspects:
- Identifying needs/requirements that entail Engineering actions;
- Stating problems;
- Forming alternative solutions;
- Selecting a solution;

2) That the students develop certain skills and attitudes, such as:
- Teamwork;
- The ability to plan, program and control;
- The ability to communicate effectively orally and in writing;
- The ability to create alternatives and decision criteria;
- An awareness of economic, social, environmental and safety aspects;
- The ability to adopt a critical and ethical attitude in this process.
Os objetivos da disciplina são:
1) que o aluno chegue a um entendimento do que seja a Engenharia, no que se refere a:
- identificar necessidades/demandas que impliquem em ações da Engenharia;
- enunciar problemas;
- formar alternativas de solução;
- escolher uma solução;

2) que o aluno desenvolva certas habilidades e atitudes, como:
- trabalhar em equipe;
- planejar, programar e controlar;
- comunicar-se escrita e oralmente;
- criar alternativas e critérios para decisão;
- preocupar-se com aspectos econômicos, sociais, ambientais e relativos a segurança;
- efetuar julgamento e assumir postura acadênica ética.

Goals

The goals of this discipline are:
1) That the students understand what Engineering is, concerning the following aspects:
- Identifying needs/requirements that entail Engineering actions;
- Stating problems;
- Forming alternative solutions;
- Selecting a solution;

2) That the students develop certain skills and attitudes, such as:
- Teamwork;
- The ability to plan, program and control;
- The ability to communicate effectively orally and in writing;
- The ability to create alternatives and decision criteria;
- An awareness of economic, social, environmental and safety aspects;
- The ability to adopt a critical and ethical attitude in this process.