Ajuda com Pesquisar cursos
Estudar o comportamento estático e dinâmico de acionamentos elétricos (conversores estáticos - máquinas elétricas - cargas mecânicas), empregando diversos tipos de máquinas elétricas alimentadas por diferentes tipos de conversores, dentre os quais: máquinas CC alimentadas por retificadores controlados e por recortadores (choppers); máquinas síncronas com inversores de comutação natural e auto-comutados; máquinas assíncronas alimentadas por pontes inversoras com fonte de tensão, utilizando diversas técnicas de PWM, ou com pontes inversoras com fonte de corrente; e máquinas síncronas com ímã permanente no rotor com diferentes estratégias de alimentação.
Estudo de circuitos eletrônicos básicos.
Apresentar as principais topologias de inversores CC-CA, realizar um estudo dos circuitos auxiliares para acionamento, proteção e controle dessas topologias. Apresentar também exemplos de aplicação desses circuitos na indústria e outros setores.
Introduzir os conceitos de conversão de energia através de conversores estáticos da eletrônica de potência. Capacitar ao estudante à análise e projeto dos conversores básicos, bem como do entendimento dos conceitos de conversão de energia através de conversores que produzem formas de ondas não senoidais.
Introduzir a prática da Eletrônica de Potência através de experiências de Laboratório com topologias de conversores estáticos.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP