Vejamos o vídeo a seguir que ajuda a entender um pouco mais sobre como acontece o assédio moral no trabalho:


thumbnail do vídeo: Assédio Moral nas Relações de Trabalho


Como vimos no vídeo, o assédio moral no ambiente de trabalho não ocorre somente nas relações entre patrão e subordinado (assédio moral vertical). Vejamos a seguir as diferentes características dos tipos de assédio que podem ocorrer no ambiente profissional:

ASSÉDIO MORAL INTERPESSOAL

Ocorre com a finalidade de prejudicar ou excluir uma pessoa na sua relação com a equipe. Ocorre de maneira individual, direta e pessoal, ou seja, é direcionada a uma pessoa específica.


ASSÉDIO MORAL INSTITUCIONAL

Quando a Instituição incentiva e/ou tolera atos de assédio, sendo assim, ela mesmo uma agressora.  A organização se utiliza de próprios funcionários e funcionárias para empregar estratégias organizacionais abusivas, como por exemplo,  para aumentar a produtividade no trabalho, colocando prazos curtos e altas demandas. Cria-se assim uma cultura institucional de humilhação e controle.


ASSÉDIO MORAL VERTICAL

  • Descendente

Esse é o tipo de assédio mais comum nos ambientes de trabalho. Trata-se de situações em que um trabalhador ou uma trabalhadora hierarquicamente superior assedia colegas de trabalho que ocupam um cargo hierarquicamente inferior.

  • Ascendente

Embora mais raro, nesse tipo de assédio, o trabalhador ou a trabalhadora hierarquicamente inferior assedia seu ou sua superior. Pode acontecer em casos em que o funcionário ou a funcionária tem acesso a algum tipo de informação privilegiada e deseja obter algo em benefício próprio.


ASSÉDIO MORAL HORIZONTAL

Neste caso, as provocações, xingamentos, apelidos são feitos por colegas de trabalho do mesmo nível hierárquico.


ASSÉDIO MORAL MISTO

Neste caso, estão presentes os assédios vertical e horizontal e a vítima. Os ataques partem de ambos os lados e costuma ser comum colegas presenciarem a situação e se omitirem tornando o feito ainda pior.


O vídeo também fala sobre a importância da pessoa responsável pela equipe e unidade estar sempre atenta às relações, zelando pelo respeito à dignidade e à moral de todos os funcionários e funcionárias.

São situações de assédio:

Vídeo - Reportagem do Fantástico:


ASSÉDIO SEXUAL

O assédio sexual é um outro exemplo desse tipo de violência. Ele é mais comum entre as mulheres, embora não ocorra somente com elas. Uma variedade de ações podem configurar situações desse tipo assédio:

  • Ameaças, ou insinuações destas

  • Falas de teor sexual e desrespeitosas

  • Hostilidade com a vítima visando algum objetivo. 

Costuma acontecer em ambientes de trabalho onde o assédio sexual ocorre como condição para uma promoção de cargo ou demissão, caso a pessoa não o faça.

O assédio sexual pode acontecer em outros ambientes além do trabalho, a própria casa, ambientes religiosos, escola, comércios, são alguns outros exemplos de locais onde o assédio sexual pode ocorrer. 

Veja abaixo a definição de assédio sexual pela Organização Internacional do Trabalho (OIT): 

fonte.

💡 VOCÊ SABIA?

Consegue se lembrar daqueles e-mails de propagandas chegando aos montes na sua caixa de entrada? Spam também é considerado um tipo de assédio por se tratar de uma ação repetitiva e que acontece contra a vontade ou a aprovação da pessoa que sofre a ação. Não é difícil imaginar, não é mesmo? 


Entendendo agora o que é assédio e como ele pode se apresentar no ambiente profissional, talvez você esteja se perguntando, mas por que falar sobre isso? 

Vamos conferir alguns dados: 

 

Uma das pesquisas consultadas para a produção deste infográfico, feita pelo site vagas.com, foi realizada no ano de 2015, ou seja, há 5 anos. O número de casos de assédio vem aumentando, como apontam os dois primeiros resultados que vimos na imagem acima, que são referências de um vídeo produzido pelo Tribunal Superior do Trabalho em 2019.



Não nos restam dúvidas que a recorrência dos casos de assédio é um dos motivos para abordarmos ele aqui. Além disso, a relação dos casos de assédio moral com os dados sobre saúde mental são alarmantes. Muitas pessoas que afirmam ter sofrido assédio, afirmam também ter enfrentado situações de instabilidade emocional, condições psiquiátricas e necessidade de terapia com uso de medicamentos para que fosse possível voltar ao ambiente de trabalho. 

É importante que se entenda que para caracterizar uma situação de assédio, é necessário que a situação tenha as características que vimos há pouco:

1- Ser uma situação degradante, humilhante; e 

2- Repetitiva, provocada por um assediador que objetiva drenar a personalidade e a autoestima da vítima.

Imagine-se vivendo em uma situação dessa... É bastante forte, não? No contexto do trabalho, geralmente, ocorre em relações em que há algum tipo de subordinação hierárquica, isso é, a pessoa que ocupa um cargo de maior responsabilidade cometendo assédio contra funcionários que ocupam uma posição de menor nível hierárquico. Mas isso não é a regra, ou seja, funcionários que ocupam o mesmo nível hierárquico, por vezes, praticam assédio com colegas de mesma função. 

Segundo o Ministério do Trabalho, a definição de assédio moral é: 

(imagem retirada do Jornal Nexo)

Última atualização: segunda-feira, 11 jul. 2022, 20:55