Einschreibeoptionen

Disciplina: ACH1626 - Estudos e práticas no Campo da Educação não Formal

Objetivos

A disciplina objetiva fornecer aos alunos uma compreensão sobre a origem, conceitos e práticas relacionadas com o campo da educação não formal, particularmente, enfatizando as atividades de ensino extramuros da universidade que devem ocorrer nos âmbitos da promoção do lazer e do desenvolvimento comunitário.

Programa Resumido

Tendo como base os estudos sobre conceitos e diferentes práticas desenvolvidas no campo da educação não formal, informal e, também, da animação sociocultural, busca-se possibilitar as/aos estudantes, por meio de atividades de ensino para além dos muros da universidade, o contato com processos de interação e mediação em campo objetivando a troca e a construção de saberes com educadores e educadoras, animadores e animadoras socioculturais, lideranças comunitárias, moradores e moradoras das comunidades, gestores e gestoras de coletivos e instituições sociais, do terceiro setor e/ou de equipamentos culturais públicos e privados.

 Programa

1. Educação não formal: origens, histórico e conceituação;

2. Relações e diálogos entre: educação não formal, formal e informal;

3. Animação sociocultural: origens, histórico e conceituação;

4. Educação não formal e seu diálogo com a animação sociocultural;

5. Educação não formal, participação, mediação e desenvolvimento comunitário;

6. Educação não formal, ensino e aprendizagens para além dos muros da escola/universidade;

7. Educador(a) não formal e animador(a) sociocultural: formação, perfil, atribuições e campos de atuação profissional;

8. Educador(a)/animador(a) no contexto no contexto do desenvolvimento comunitário;

9. Animador(a)/educador(a) na perspectiva dos círculos de cultura de Paulo Freire;

10. Práticas não formais de educação no contexto dos territórios educativos e cidades educadoras;

11. Atividades de interação e mediação em visitas técnicas.

Avaliação

Método

Avaliação processual e formativa baseada na participação em experiências de aprendizagem em campo, seja nas atividades de interação comunitária, que devem ocorrer por meio de aulas nas comunidades, visitas técnicas e viagens didáticas e/ou na participação em debates, produção de pesquisas e/ou na produção de relatórios e projetos.

Critério

Média simples. Soma da nota de participação nas aulas e nas aulas e nas atividades extramuros da universidade, na apresentação de seminários, elaboração de projetos e relatórios de visitas técnicas e de viagens didáticas.

Norma de Recuperação

Prova escrita individual. Bibliografia

Bibliografia Básica

CARIDE, J. A. A leveza (in)suportável da educação não formal e as realidades diárias da educação social. Laplage em Revista, 6(2), p.37-58, 2020. Disponível em: https://laplageemrevista.editorialaar.com/index.php/lpg1/article/view/504

FERNANDES, Renata Sieiro. A Cidade Educativa como Espaço de Educação não Formal, as Crianças e os Jovens. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/30

FREIRE, Paulo. Educação como Prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. https://acervo.paulofreire.org/handle/7891/1983

GARCIA, Valéria Aroeira. A educação não-formal como acontecimento. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da UNICAMP. Campinas, 2009. Disponível em: em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/469595

GOHN, Maria da Glória. Educação Não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. 1. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

MARCHIONI, Marco. Capítulo 1 del glosario en el que Marco Marchioni explica su visión del trabajo comunitario, a través de conceptos básicos y directos.2019. Disponível em:

NUNES VIVEIROS, Albino Luís. O Desenvolvimento Local e a Animação Sociocultural. Uma comunhão de princípios; en http:quadernsanimacio.net; nº 8; JULIO de 2008. Disponível em: http://quadernsanimacio.net/ANTERIORES/ocho/Desenvolvimiento.pdf

PEREZ-PEREZ, Itahisa. Animación sociocultural, desarrollo comunitario versus educación para el desarrollo: una experiencia integradora en educación superior. Rev. iberoam. educ. super,  Ciudad de México ,  v. 5, n. 12, p. 157-172,  jan.  2014 .  Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2991/299129977009.pdf

Bibliografia complementar

RODRIGUES, Juliana Pedreschi; GONCALVES, José Luís; GARCIA, Valéria Aroeira  e  GONCALVES, Daniela. Educação integral, institucionalização do tempo livre: outras lógicas educacionais no contexto luso-brasileiro. Cad. CEDES [online]. 2019, vol.39, n.108 [citado  2019-10-19], pp.145-160. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/hpkSj3wHYLmbhFfHKSYX5XN/?lang=pt&format=pdf

Gäste können auf diesen Kurs nicht zugreifen. Melden Sie sich bitte an.