Aula2.Ex2. Imagens Matriciais $\times$ Imagens Vetoriais

Na Aula 2, sobre conceitos envolvidos na Computação Gráfica, vimos que podemos explorar imagens no "mundo" vetorial e matricial.

Imagens vetoriais são representadas por vértices e funções geométricas para "construir" a imagem. Na prática, isso significa que podemos aplicar transformações geométricas como escala, rotação e translação nesses objetos.

Imagems matriciais, formadas por um conjunto de pixels, são uma amostra da imagem real. Nesse exercício veremos o efeito em mudar a escala (alterar o tamanho) em uma imagem matricial $\times$ imagem vetorial.

Carregar as bibliotecas necessárias para o exercício

Fazer o download de uma imagem da internet

Tente trocar a URL por uma imagem de sua preferência.

Aumentando a imagem em 10x o tamanho original

Resultado

Observe que a imagem perdeu a qualidade, apresentando serrilhados. Lembre que pixeis são apenas amostras da imagem original. Para aumentá-la, foi necessário estimar pixeis a partir da amostra.

Imagens vetoriais

Repetimos o processo para uma imagem em formato vetorial. Nesse caso, precisamos "renderizar" a imagem para o formato matricial antes de sua exibição.

Primeiro, instalemos algumas bibliotecas.

Agora salvamos uma imagem a partir de uma URL da internet. Nesse exemplo, usamos o logo do ICMC/USP em formato vetorial. Pesquise sobre o formato SVG.

Exibindo a imagem com largura de 200 pixeis.

Exibindo a imagem com largura de 400 pixeis.

Exibindo a imagem com largura de 800 pixeis.

Exibindo a imagem com largura de 2000 pixeis.

Observe que a imagem não "perde" qualidade e virtualmente podemos usar qualquer dimensão para sua exibição.