Programação
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Dia e Horário:
Quartas, das 13:20 às 15:50.
Local: Sala Virtual / Aulas Remotas:- Google Meets: https://meet.google.com/xjz-txid-cyb
Metodologia:- As aulas serão gravadas e disponibilizadas no sistema.
- A presença será computada por meio de entregas de exercícios até a semana seguinte à aula.
Avaliação:- L: Listas teóricas (individual)
- T: Trabalhos práticos (individual ou em grupo)
- Nota final = L + T
Conteúdo da Disciplina- Introdução à Computação Gráfica com Exemplos
- Dispositivos de Entrada e Saída e Conversão Matricial
- Pipeline Gráfico e as Primitivas Geométricas
- Introdução ao OpenGL: Exemplos com Python, Java e C
- Transformações Geométricas 2D
- Transformações Geométricas 3D
- Triangulação
- Pipeline de visualização: Matrizes Model, View, Projection
- Câmeras
- Projeção Perspectiva e Projeção Ortogonal
- Malhas e Texturas
- Modelos de Iluminação
- Técnicas de antialiasing
- Ray tracing
Livros textos utilizados nesta disciplina:
- Conteúdo Teórico e Fundamentos:
- Hughes, J. F., Van Dam, A., Foley, J. D., McGuire, M., Feiner, S. K., & Sklar, D. F. (2014). Computer graphics: principles and practice. Pearson Education.
- Conteúdo Prático (OpenGL e Shaders):
- Angel, E., & Shreiner, D. (2012). Interactive computer graphics: a top-down approach with shader-based OpenGL. Boston: Addison-Wesley.
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As notas da Lista de Exercícios 1 para verificação. Anulei o exercício 10 devido a um erro no desenho que não permitia a resolução conforme descrita.