AULA ASSÍNCRONA 19/10 - Vídeo - Future Steps to Tackle Obesity: Digital Food Environment
The conference “Future steps to tackle obesity – digital innovations into policy and actions” was co-organized by the Portuguese Presidency of the EU Council, in particular the Portuguese Ministry of Health, jointly with the World Health Organization Regional Office for Europe.
Sugestão: Acompanhar a fala de Maria João Gregório que começa no minuto From food environment to digital food environment: Why should healthy policies evolve to accommodate the digital transformation?
ATIVIDADE ORIENTADA: Percebendo a influência do ambiente digital na aquisição de alimentos
1. Escolha um comércio online de alimentos e bebidas (pode ser supermercado, atacadista, aplicativos de delivery, restaurantes)
2. Na página principal do estabelecimento observe os seguintes pontos:
- qual a quantidade de alimentos ultraprocessados estão sendo divulgados?
- qual a quantidade de alimentos in natura como frutas, verduras, legumes, ovos, carnes e leite estão sendo divulgados?
- qual a proporção de ultraprocessados/in natura que estão sendo divulgados?
- você consegue reconhecer quantas estratégias de marketing a página principal continha? (considerar promoção de preço, combos promocionais de alimentos e bebidas, leve 2 e pague1, dicas de receitas e usos culinários, apelo para crianças, apelos para esportes e vida saudável)
3. Faça uma breve reflexão sobre sua experiência citando o site ou aplicativo escolhido e reflita sobre processos de coleta e análise de dados nesse cenário online, qual seria a melhor abordagem na sua opinião para geração de dados que poderão ser utilizados para aprimorar políticas públicas regulatórias?