Passer au contenu principal
Panneau latéral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Français (fr)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Rechercher
Fermer
Rechercher
Activer/désactiver la saisie de recherche
Acessar
PEA5900 - Tecnologia de Ensino de Engenharia - 3o Q 2019
Accueil
Cours
2019
EP
PEA
PEA5900--2019
16 outubro - 22 outubro
site de avaliação da Universidade Federal de Viçosa
site de avaliação da Universidade Federal de Viçosa
Cliquer sur
site de avaliação da Universidade Federal de Viçosa
pour ouvrir la ressource.
◄ questionários da Universidade de Viçosa
Aller à…
Aller à…
Avisos
Plano da disciplina PEA5900 - 3o q 2019
trabalhos de 3o Q 2019
links de ensino de engenharia
lista de livros
projeto pedagógico POLI-USP - EC2
projeto pedagógico POLI -USP - EC3
guia ortográfico
como fazer uma apresentação em 10 minutos
código de ética da USP
exemplos de artigos de turmas anteriores
artigo Eric Mazur - novo
artigo Deslauriers - novo
documento novo modelo de avaliação docente da USP - NOVO
video - This Will Revolutionize Education - NOVO
Diretrizes curriculares Engenharia DOU pág.43
Diretrizes curriculares DOU pág 44
material atribuicoes profissionais - novo
material capacitacao docente - novo
material PPC
material relacao universidade empresa
material avaliação
orientações para elaborar texto monografia
LDB
diretrizes engenharia MEC
link diretrizes curriculares atuais
MEi/CNI - proposta - diretrizes curriculares 2018
novas diretrizes curriculares de engenharia - 2019
resolucao - numero de horas cursos de engenharia
artigo - comparação 48/76 e DCN 2002
resolução 48/76
instrumento avaliação - INEP
Matéria - Competências e habilidades - ENEM
artigo Competências - Revista Abenge
habilidades e competências - texto
diretrizes do ENADE 2017 - engenharias
SINAES - portal
instrumento de avaliação de cursos - MEC - novo
resolução 1010/2005 - CREA- atribuições atividades do engenheiro
Resolução Nº 1048 (15/08/2013) do CONFEA
resolução 1073/2016 CONFEA
entrega atividade 1a aula ate 2/10/2019
Método do Projeto de Engenharia
apresentação - história engenharia
1001 usos de um barômetro - Niles Bohr
Qual é o problema? - texto
A Engenharia não é uma ciência exata - Vahan Agopyan, reitor da USP
entrega atividade 2a aula - Características de Bons Professores - até 8/11/2019
Metodologia do projeto de Engenharia
Aula 3: competências dos bons professores
Conceitos e Mapa Conceitual - PowerPoint
artigo: MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Marco Antonio Moreira
artigo grad+ - Mapas Conceituais
software cmaptools para construir mapas conceituais
Link download Cmaptools
entrega atividade mapa conceitual até dia 16/10
plano de disciplina 1
plano de disciplina 2
capítulo livro
plano disciplina - exemplo
planejamento aula a aula - exemplo
entrega plano de disciplina até dia 16/10
questionário de avaliação - POLI USP
questionários da Universidade de Viçosa
Avaliação apresentação Nakao
técnicas de avaliação
capítulo 10 - parte1
capítulo 10 - parte2
indicadores avaliação CERT - USP
entrega atividades de tipos de avaliações + questionário de Viçosa - até dia 23/10
estratégias - ppt
capítulo livro parte 1
capítulo livro parte 2
exemplos de perguntas - estratégias
capítulo de livro - Aprendizagem Ativa
Workshop - Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa - Profa Valquíria Villas Boas - UCS - Abenge
Link Plicker
entrega tarefa Listas Estratégias + Perguntas de Estratégias - até dia 13/11/2019
estilos aprendizagem
texto estilos aprendizagem - Lia Cristina B. Cavellucci
Teaching engineering - capítulos 12 e 13 -
sistemas representativos - ppt
sistemas representativos - ocular
múltiplas inteligências
quadro estilos e múltiplas inteligências
psicologia educação 1
psicologia educação 2
teste MTBI - 72 perguntas
testes psicológicos
teste - múltiplas inteligências
entrega - resultados testes psicológicos - ate 20/11
como estabelecer objetivos educacionais
domínio psicomotor - PROF. CLAUDIO ZAKI DIB
taxonomia Bloom
texto Objetivos Educacionais
domínio afetivo - PROF. CLAUDIO ZAKI DIB
artigo - Nova Taxonomia Bloom
Kolb , Maslow , Sabato e Triple Helix
exemplo tarefas taxonomia de Bloom - Dominio Cognitivo e Afetivo
entrega tarefa - taxonomia de Bloom - ate 20/11
Univesp
universidade aberta do Brasil - UAB
educational technology and mobile learning
MIT Open Courses
ABED - Associação Brasileira de Ensino à Distância
Educação Superior a Distância - MEC
SEED - Banco Internacional de Objetos Educacionais
links ferramentas e de EAD
"Educação a Distância: Conceitos, Tecnologias, Constatações, Presunções e Recomendações", de autoria de Eduardo Toledo Santos e Marcos Rodrigues
Panorama Tecnológico NMC 2015 Universidades Brasileiras Uma Análise Regional do Horizon Project
MOOCs
perguntas de EAD
entrega tarefa de EAD e Ferramentas -27/11//2019
entrega artigo individual - ate dia 18/12
entrega arquivo apresentação de trabalhos em grupo - ate dia 18/12
entrega arquivo texto de trabalhos em grupo - ate dia 18/12
Avaliação apresentação Nakao ►