Textos da Bibliografia Básica
AZANHA, José Mario Pires Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32. |
Tardif, Maurice Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências com relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, jan-mar/2000, nº 13, p. 5-24. |
ALMEIDA, Guido de O professor que não ensina. São Paulo: Summus, 1996, p. 15-60. |
Vicentini, Paula Perin Imagens públicas da profissão docente: uma análise sobre as formas de distinção da categoria. Barbosa, Raquel Lazzari Leite Formação de Educadores. São Paulo: Editora da UNESP, 2006, p. 515-530. |
MEIRIEU, Philippe Aprender .... sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998, cap. 2 – “O que é aprender?”, p. 47-75. |
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 71-80. LAHIRE, Bernard. Prelúdios. LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar no meios populares. As razões do improvável. 1ª edição, 2ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2004, p. 11-16. LAHIRE, Bernard. O ponto de vista do conhecimento. LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar no meios populares. As razões do improvável. 1ª edição, 2ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2004, p. 17-46. |
Guimarães, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39. BOHOSLAVSKY, Rodolfo A psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como agente socializador. PATTO, M. Helena de S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Ed., 1991, p. 320-341. |
BOURDIEU, Pierre & Saint-Martin, Monique As categorias do juízo professoral. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 185-216. |
PATTO, Maria Helena Souza. Uma incursão nos bastidores: o mundo da sala de aula. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 222-268. PATTO, Maria Helena Souza. Quatro histórias de (re)provação escolar . PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 287-339. |
DUBET, François Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, nº 5-6, maio-dez/1997, 222-231. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A turma de trás. MORAIS, Regis (org.) Sala de aula. Que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994, p. 105-122. |
NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137. Telles, Lygia Fagundes A noite escura mais eu. São Paulo: Nova Fronteira, 1995, p. 117-135 (Papoulas em feltro negro). |