Programação
-
Este espaço serve para que possamos compartilhar as imagens, textos, músicas, videos etc que foram escolhidos para representar a produção artística dos textos discutidos em aula.
-
Este espaço será destinado para a postagem da análise das imagens da escola e as diversas dimensões do trabalho pedagógico ou de seus agentes (professores e alunos) com apoio de diferentes formas de expressão artística (literatura, cinema, teatro, fotografia, pintura, quadrinhos, etc).
Este trabalho é em grupo de 5 a 6 alunos para ser entregue no formato do programa Prezi.
-
Este espaço será destinado para a postagem do trabalho Retrato de Instituições Inspiradoras que deverá ser apresentado em aula no formato Prezi. O principal objetivo é notar os fatores que colaboram para a configuração das práticas pedagógicas inspiradoras. Este trabalho deverá ser realizado em grupo de 5 ou 6 pessoas que deverão escolher uma instituição educativa considerada bem sucedida do ponto de vista pedagógico. Os critérios para isto poderão ser: instituição inspirada em algum teórico estudado em Didática I, nível de ensino de interesse (Educação Infantil ou Ensino Fundamental), educação especial, alfabetização, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Poderão ainda fazer parte da escolha espaços não-escolares e que tenham práticas educativas: Organização Não Governamental (ONG), empresa, hospital, consultórios de atendimento psicopedagógico, museus, teatros etc.
-
Neste espaço estão disponíveis para leitura a Bibliografia Básica da disciplina.
-
AZANHA, José Mario Pires Uma reflexão sobre a Didática. 3º Seminário A Didática em questão. Atas, vol. I, 1985, p. 24-32.
Tardif, Maurice Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências com relação à formação do magistério. Revista Brasileira de Educação, jan-mar/2000, nº 13, p. 5-24.
ALMEIDA, Guido de O professor que não ensina. São Paulo: Summus, 1996, p. 15-60.
Vicentini, Paula Perin Imagens públicas da profissão docente: uma análise sobre as formas de distinção da categoria. Barbosa, Raquel Lazzari Leite Formação de Educadores. São Paulo: Editora da UNESP, 2006, p. 515-530.
MEIRIEU, Philippe Aprender .... sim, mas como?. Porto Alegre: Artmed, 1998, cap. 2 – “O que é aprender?”, p. 47-75.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 71-80.
LAHIRE, Bernard. Prelúdios. LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar no meios populares. As razões do improvável. 1ª edição, 2ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2004, p. 11-16.
LAHIRE, Bernard. O ponto de vista do conhecimento. LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar no meios populares. As razões do improvável. 1ª edição, 2ª impressão. São Paulo: Editora Ática, 2004, p. 17-46.
Guimarães, Carlos Eduardo A disciplina no processo ensino-aprendizagem. Didática, São Paulo, 1982, 18: 33-39.
BOHOSLAVSKY, Rodolfo A psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como agente socializador. PATTO, M. Helena de S. Introdução à Psicologia Escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Ed., 1991, p. 320-341.
BOURDIEU, Pierre & Saint-Martin, Monique As categorias do juízo professoral. CATANI, Afrânio & NOGUEIRA, Maria Alice (orgs.) Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998, p. 185-216.
PATTO, Maria Helena Souza. Uma incursão nos bastidores: o mundo da sala de aula. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 222-268.
PATTO, Maria Helena Souza. Quatro histórias de (re)provação escolar . PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991, p. 287-339.
DUBET, François Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor. Revista Brasileira de Educação, nº 5-6, maio-dez/1997, 222-231.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A turma de trás. MORAIS, Regis (org.) Sala de aula. Que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994, p. 105-122.
NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137.
Telles, Lygia Fagundes A noite escura mais eu. São Paulo: Nova Fronteira, 1995, p. 117-135 (Papoulas em feltro negro).
-