Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
4300459 - Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física (2018)
Início
Ambientes
2018
IF
430
4300459-2018
Internet e Web
Atualizado semana 3: Resumo apresentação do Ewout
Atualizado semana 3: Resumo apresentação do Ewout
Clique em
Atualizado semana 3: Resumo apresentação do Ewout
para abrir o recurso.
◄ Objetivos e Plano de aula
Seguir para...
Seguir para...
Espaço para Discussões
Anotações da aula 1
"Nativos Digitais" e habilidades digitais
Questionário Formativo Habilidades Digitais
Avalie suas Práticas de Segurança e Privacidade
Exercícios práticas habilidades digitais
Objetivos e Plano de aula
"Como funciona a Internet?"
Tarefa: editar arquivos HTML
Tarefa 1: (*Atualizada Semana 3): criar uma página na Web
Tarefa 2: *Semana 3*: criar uma página Web usando PHP
Tarefa 3: criar site usando Criador de Sites
Avaliação Tarefas Semana 2 e 3 (páginas Web)
Questionário *Semana 3*: A Web dinâmica
Apresentação sobre HTML
Apresentação: Tecnologia Web para Educadores
Apresentação: Gerar páginas e ter seu domínio
Tutorial HTML/CSS do W3schools
Mapa de cabos submarinos de internet
Documentário de 1995 sobre a Internet
Teced - Pesquisas TICs Educação
Anotações da apresentação do Ewout
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa quantitativa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil
Pesquisa qualitativa sobre TICs nas Escolas
Atividade 1: Debate TICs e Mídia Social nas Escolas
Apresentação: Mídia Social (material de 2016)
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
Notas de aula 5-6
Texto 1: Aprendizagem Colaborativa Online
Texto 2: por que trabalhar em grupo?
(Semana 6) Criar conta no Wikipedia
(Semana 6) Ler as Boas-vindas do Wikipedia
(Semana 6) Instruções para a atividade Wikipedia
Avaliação atividade Wikipedia
(Semana 6) Fazer o tutorial do Wikipedia
Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas
Wikimedia em Sala de Aula
Wikipedia de A a Z
Wikis em Linguagem Simples
Exemplos de Video Aulas
Fazer um videoaula: boas práticas
(complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês)
Apresentação Oficina de Vídeo do Adriel Sartori
Ilha das Flores: Roteiro
Atividade aula 6: um (mini-) videoaula
Aulas do "Youtube Academy"
Vídeos da turma de 2010
Notas de aula 6
Notas de Aula
Apresentação Objetos de Aprendizagem
Currículo+ (da Secr. da Educação SP)
Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC (BIOE)
Portal do Professor (MEC)
eduCAPES
Catálogo de Objetos de Aprendizagem para o Ensino Média (Física)
Exemplo de pacote SCORM
Exemplo "H5P": questão para incorporar na sua página
Plano de Aula "alinhado com o BNCC" (Nova Escola)
Ciênsação: catálogo de experimentos didáticos livres
Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede (UFSCAR)
conteúdo H5P
Mostrar um SCORM
Apresentação REA
Avaliação formativa: Direitos Autorais e Licenças
Tarefa: fazer remix de um objeto de aprendizagem
Iniciativa Educação Aberta
Caderno REA
Apresentação AVA 1
Apresentação da Oficina Moodle da USP
Avaliação do Exercício "Curso Online"
Entrar no Moodle de Testes
Criar conta no Moodle Cloud
Ajuda do Moodle da USP
Qual Ferramenta usar?
Anotações da aula 11
Apresentação AVA 2
Entrar no Moodle de Testes
Desafios ao AVA: Ambientes Pessoais de Aprendizagem e "MOOCs"
Education at Scale
Apresentação no TED sobre Coursera
Designing and running a MOOC (in 9 easy steps)
Lista de cursos online abertos no exterior
Livro Educar na era digital
Escolhe a data para sua mini-proposta
Avaliação, Calendário e Planejamento
"Como funciona a Internet?" ►