Passer au contenu principal
Panneau latéral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Français (fr)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Rechercher
Fermer
Rechercher
Activer/désactiver la saisie de recherche
Acessar
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física (2015)
Accueil
Cours
2015
IF
430
4300459-2015
Aula 10
Comunidade "Recursos Educacionais Abertos"
Comunidade "Recursos Educacionais Abertos"
Veja em particular o
FAQ
Cliquer sur
Comunidade "Recursos Educacionais Abertos"
pour ouvrir la ressource.
◄ Rived
Aller à…
Aller à…
Avisos e Notícias
Discussões gerais e dúvidas
Calendário e Planejamento
Página planejamento Mini-propostas
Página planejamento Projetos
Chat
Glossário Tecnologia Educacional
Tecnologia Educacional: apresentação e motivação
XKCD: "Extended Mind"
Habilidades Digitais
Questionário Formativo Habilidades Digitais
Apresentação: Tecnologia Educacional e estudos de eficácia
Pergunta sobre a Apresentação Estudos de Eficácia
Link para os resultados
Atividade da semana: começar um blog e escrever um post
"Why knowing search isn't the same as having an education"
Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies
Página 20
Interpretação do "Tamanho do Efeito"
Improved Learning in a Large-Enrollment Physics Class
Análise Enquete Habilidades Digitais
Plano de aula
Questionário Internet e Web
Apresentação: Tecnologia Web para Educadores
Link para a segunda parte da Apresentação
Atividade Preparação: Vídeos "Como funciona a Internet?"
Tarefa: criar uma página na Web
Envio do seu espaço no Socrates
Exemplos de arquivos HTML
Tutorial HTML/CSS do W3schools
Mais tutoriais HMTL
Codecademy
Experimentos com HTML
Apresentação
Link para servidor web de teste
Tarefa aula 3.1: A Web dinâmica
Tarefa 3.2: Catálogo de Serviços de Hospedagem
Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas
Notas de Aula Colaborativas
Lista de sites Etherpad
Por que trabalhar em grupo?
Posts da Turma sobre o texto do Tony Bates
Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2015
Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2014
Feeds dos Blogs do Teced 2015
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas
Resumos 2015
Wikis em Linguagem Simples
Sobre Wikipédia: o essencial
Tutorial para Iniciantes de Wikipedia
Instruções para Atividade da semana, parte 1 (criar conta no Wikipedia)
Atividade da semana, parte 1: criar conta no Wikipedia
Instruções para a Atividade da Aula 5 (editar Wikipedia)
Formação dos grupos para Atividade aula 5: melhorar uma página no Wikipedia
Wikimedia em Sala de Aula
Wikipedia de A a Z
Bem vindo à Wikipédia
Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida
Dicas de Formatação Wiki
Classificação de ferramentas de comunicação
Exemplos de Video Aulas
Fazer um videoaula: boas práticas
Material e Referências sobre Aprendizagem Multimidia (tudo em inglês)
Material para "Oficina de Vídeo"
Atividade aula 6: um (mini-) videoaula
Playlist "como fazer videoaula" da SEE
Vídeos da turma de 2010
Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online (TecEd 2012)
Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" (TecEd 2013)
Apresentação AVA 1
Criar conta no Moodle Cloud
Entrar no Moodle de Testes (se não conseguir um Moodle Cloud)
Ajuda do Moodle do Stoa
Qual Ferramenta usar?
Apresentação AVA 2
Entrar no Moodle de Testes
Envie o link do seu ambiente de apoio
Treinamento Corporativo a Distância
Apresentação: Desafios ao AVA e "MOOCs"
Fazer um relato crítico de um dos "MOOCs"
Fundação Lehman e Coursera
Education at Scale
Apresentação no TED sobre Coursera
Designing and running a MOOC (in 9 easy steps)
Lista de cursos online abertos no exterior
Fazer sub-títulos online para qualquer vídeo.
Apresentação Objetos de Aprendizagem
Avaliação formativa: Direitos Autorais e Licenças
Tarefa da Aula 10: fazer remix de um objeto de aprendizagem
Cadastro dos Grupos e Projetos
Exemplo de pacote SCORM
Link para Banco de Objetos de Aprendizagem do MEC (BIOE)
Currículo+ (da Secr. da Educação SP)
Rived
Repositório de OA indicado pela Camila: Proativa
Lezione1 moodle (2)
Apresentação: Mídia Social
Avaliação Formativa: Mídia Social
Cadastro dos Grupos e Projetos
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil
Apresentação Oficina de Vídeo
Ilha das Flores: Roteiro
Escola de Vídeo
Gravar video da sua tela
Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons
StoneWashed: Free Sound Effects
YouTube
Vimeo
Vídeos da turma TecEd de 2010
Projeto Wikipédia na Universidade!
Re-veja a aula 4
Repositório de OA indicado pela Camila: Proativa ►