Salta al contenido principal
Panel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Español - Internacional (es)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Cerrar
Buscar
Selector de búsqueda de entrada
Acessar
SEP5823 - Métodos e Tecnologias para Apoiar o Processo de Ensino e Aprendizagem em Engenharia (2023)
Página Principal
Cursos
2023
EESC
SEP
SEP5823-2023
Aula 27/04 - As abordagens do processo didático-pe...
Dinâmica 2.2: debater a leitura 2 e 3 em aula
Dinâmica 2.2: debater a leitura 2 e 3 em aula
Haga clic en
Dinamica 2.2 abordagens didatico - pedagogicas em aula.pdf
para ver el archivo.
◄ Leitura 3: Técnicas de ensino: introdução
Ir a...
Ir a...
Avisos
Fórum de notícias
Critérios de avaliação da disciplina
Capítulos do Livro Teaching Engineering
Uma questão importante - Aula Prof. Marcel -
Uma questão importante - Aula Prof. Mateus -
Uma questão importante - Aula Prof. Kleber -
Uma questão importante - Aula Prof. Humberto -
Uma questão importante - Aula Prof. Henrique -
Uma questão importante - Aula Prof. Eraldo -
Prova 18/05/2023 até as 16:00hs (Entrega final)
ARQUIVO PROVA FINAL
Capítulo 7 (Teaching Engineering): Nontechnological alternatives to lecture
Questões
Entrega Final: Cap. 7
Chapter 1 - Introduction: Teaching Engineering
Chapter 2 - Efficiency
Diretrizes para Elaboração dos Fichamentos dos Textos (mind synthesis)
Tarefa 2.1: fichamento dos caps. 1 e 2 do livro teaching engineering
Material complementar: Livro 7 habitos de pessoas muito eficazes
Material complementar: Resumo do livro 7 hábitos
Tarefa em Grupo_Apresentação - Caps 1 e 2 - Teaching Engineering (Introdução à Educação em Engenharia e Eficiência)
Capitulo 5 (Teaching Engineering): Problem solving and creativity
Capítulo 3 (Teaching Engineering): Designing your first class
Capítulo 4 (Teaching Engineering): objectives, text books and accreditation
Entrega - tarefa prévia (aula 19/5): fichamento do cap. 3 do livro teaching engineering (individual)
Entrega - tarefa prévia (aula 19/5): fichamento do cap. 4 (excluindo tópicos 4.7 e 4.8) do livro teaching engineering
Atividade em sala, em grupo (aula 19/5) - Planejamento e primeiras aulas do curso
Entrega - Tarefa em sala (aula 19/5)
Leitura 1: tendências do ensino superior
Dinâmica 1: debater a leitura 1
Divisão em blocos da leitura 1
Tarefa 1: fórum sobre tendências
Dinâmica 2.1: Preparação para aula 2 - realizar em casa
Leitura 2: As abordagens de ensino
Template para síntese das abordagens de ensino
Tarefa 2: sintetizar as abordagens pedagógicas
Leitura 3: Técnicas de ensino: introdução
Quadro síntese das abordagens pedagógicas
Quadros das abordagens pedagógicas
Kahn Academy
Pedagogia Waldorf
Tipologia de Myers-Briggs
Teoria das restrições
Link para Aula 04/05 - Provas/Tarefas/Notas
Objetivo e critério de avaliação
The Chronicle’s Best Ideas for Teaching, 2017
Link para o texto para leitura e elaboração do questionário - "Energia do Calor do Sol"
Link para envio das 3 perguntas (com respostas) em arquivo .doc do texto "Energia do calor do sol"
Quadro síntese das abordagens pedagógicas ►