Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
FLL1024 - Língua Brasileira de Sinais (2015.1)
Início
Ambientes
2015
FFLCH
FLL
FLL1024 - 2015.1
Aula 02
Texto 2 - AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando ...
Texto 2 - AMIRALIAN, Maria LT et al. Conceituando deficiência. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.34, n.1, fev. 2000
http://www.revistas.usp.br/rsp/article/view/24988/26816
Clique no link
24988-28698-1-PB.pdf
para ver o arquivo.
◄ Videoaula 2 - Deficiência, tipos e graus de surdez
Seguir para...
Seguir para...
Avisos e notícias
Dúvidas Gerais
Converse com Felipe ou Janice
Videoaula - Apresentação da disciplina e introdução a LIBRAS (A01)
Texto 1 - SILVA, Vilmar. Educação de Surdos: uma releitura da primeira escola pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: Quadros, RM. Estudos Surdos I. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2006. pp. 14-37
Resumo de vídeo (A01)
Resumo de vídeo (A01 (atual))
Atividade Banco de Questões (A01)
Fórum de discussão (A01)
O País dos Surdos, de Nicolas Philibert (1992)
Apresentação da disciplina e introdução a LIBRAS em LIBRAS (Legendado)
Videoaula 2 - Deficiência, tipos e graus de surdez
Resumo de vídeo (A02)
Resumo de vídeo (A02 (atual))
Atividade Banco de Questões (A02)
Fórum de discussão (A02)
Modelos de Abordagem das Deficiências
Videoaula Aula 2 - Deficiência, tipos e graus de surdez em Libras (Legendado)
Videoaula 03 - Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição (A03)
Texto 3 - BARBOSA, Heloiza. O Desenvolvimento Cognitivo da Criança Surda Focalizado nas Habilidades Visual, Espacial, Jogo Simbólico e Matemática. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 407-424
Texto de leitura obrigatória (A03)
Resumo de vídeo (A03)
Resumo de vídeo (A03 (atual))
Atividade Banco de Questões (A03)
Fórum de discussão (A03)
Videoaula Aula 03 - Conceitos de Comunicação humana, Linguagem, Língua e Cognição, em Libras
Videoaula 4 - Aquisição de sinais por crianças surdas
Texto 4 - QUADROS, Ronice Muller. Aquisição das línguas de sinais. In: Quadros, RM; Stumpf, MR. Estudos Surdos IV. Editora Arara Azul. Petrópolis. 2009. pp. 141-168
Texto de leitura obrigatória (A04)
Resumo de vídeo (A04)
Atividade Banco de Questões (A04)
Fórum de discussão (A04)
Som e Fúria (2000)
Som e Fúria (2000)
Videoaula Aula 04 - Aquisição de sinais por crianças surdas, em Libras (Legendado)
Videoaula 5 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais
Texto 5 - WILCOX, Sherman; WILCOX, Phillis Perrin. Aprender a Ver. Petrópolis: Editora Arara Azul.Tradução: Tarcício de Arantes Leite. 2005. pp. 44-72
Texto de leitura obrigatória (A05)
Resumo de vídeo (A05)
Atividade Banco de Questões (A05)
Fórum de discussão (A05)
Videoaula Aula 05 - Níveis de Análise Linguística e a língua de sinais, em Libras (Legendado)
Videoaula Aula 06 - Cultura Surda, em Libras (Legendado)
Videoaula Aula 07 - Perda Auditiva, em Libras
Videoaula Aula 08 - Leitura, Escrita e Surdez, em Libras
Videoaula 6 - Cultura Surda
Texto de leitura obrigatória (A06)
Resumo de vídeo (A06)
Atividade Banco de Questões (A06)
Fórum de discussão (A06)
Videoaula 7 - Perda Auditiva
Texto 7 - SILVA, Luciana Santos Gerosino da; GONCALVES, Claudia Giglio de Oliveira. Processo de diagnóstico da surdez em crianças na percepção de familiares e gestores. Audiol., Commun. Res., São Paulo , v. 18, n. 4, p. 293-302, Dec. 2013
Texto de leitura obrigatória (A07)
Resumo de vídeo (A07)
Atividade Banco de Questões (A07)
Fórum de discussão (A07)
Videoaula 8 - Leitura, Escrita e Surdez
Texto 8 - BARBOSA, FV et al. Política Linguística e Ensino de Português como Segunda Língua. In: Albres, NA; Neves, SLG (orgs.). Libras em Estudo: Política Educacional. Feneis. São Paulo. 2013. p. 119-138.
Texto de leitura obrigatória (A08)
Resumo de vídeo (A08)
Atividade Banco de Questões (A08)
Fórum de discussão (A08)
Videoaula 9: Educação e Surdez
Texto 9 - THOMA, Adriana da Silva. Educação Bilíngue nas Políticas Educacionais e Linguísticas para Surdos: discursos e estratégias de governamento. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.755-775.
Texto de leitura obrigatória (A09)
Resumo de vídeo (A09)
Atividade Banco de Questões (A09)
Fórum de discussão (A09)
Videoaula Aula 09 - Educação e Surdez, em Libras
Videoaula 10 - Língua de Sinais Atípica
Texto 10 - BARBOSA, Felipe Venâncio. A Clínica Fonoaudiológica Bilíngue e a Escola de Surdos na Identificação da Língua de Sinais Atípica. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.731-754.
Texto de leitura obrigatória (A10)
Resumo de vídeo (A10)
Atividade Banco de Questões (A10)
Fórum de discussão (A10)
Videoaula Aula 10 - Língua de Sinais Atípica, em Libras
Exercício Final 1
Recepção da semana e apresentação da Websérie
Dicas de treinamento
Envio Prática 1
Envio Prática 2
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 1
Aula 2
Dicas de treinamento
Envio Prática 3
Envio Prática 4
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 3
Aula 4
Dicas de treinamento
Envio Prática 5
Envio Prática 6
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 5
Aula 6
Dicas de treinamento
Envio Prática 7
Envio Prática 8
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 7
Aula 8
Dicas de treinamento
Envio Prática 9
Envio Prática 10
Link para o Diálogo com Felipe e Janice
Aula 9
Aula 10
Envio do vídeo Exercício 2
Alfabeto Manual: A-Z
Alfabeto Manual: Números
Informações técnicas
Como enviar seu vídeo?
Glossário Libras
Escolha do dia e horário da prova final
Prova Presencial
Resumo de vídeo (A02) ►