Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
MAK0132 - Arte do Século XX no Acervo do MAC (2020)
Início
Ambientes
2020
MAC
MAK
MAK0132-201-2020
Aula XII (10/11) – Mulheres artistas modernistas
Linda Nochlin. Por que não houve grandes mulheres ...
Linda Nochlin. Por que não houve grandes mulheres artistas? 1971
Clique no link
Linda Nochlin_1971 PORTUGUES.pdf
para ver o arquivo.
◄ POLLOCK, Griselda. Vision and difference: feminism, femininity and the histories of art. London; New York, NY: Routledge, 2003, c1988.
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
HOBSBAWM, Eric John. Capítulo 6 - "As artes, 1919-1945" In: Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras.
MIGNOLO, Walter D.. COLONIALIDADE: O LADO MAIS ESCURO DA MODERNIDADE. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2017, vol.32, n.94, e329402. Epub June 22, 2017. ISSN 1806-9053.
Introdução do livro: CLARK, T.J. A Pintura da Vida Moderna: Paris na arte de Manet e de seus seguidores. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Introdução do livro: HARRISON, Charles et alli. Modernidade e Modernismo: A Pintura Francesa no Século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.2
*MAGALHÃES, Ana. Modigliani “degenerado” e sua recepção entre a Itália e o Brasil. In.: Arte degenerada - 80 anos: repercussões no Brasil / org. Helouise Costa, Daniel Rincon. São Paulo, 2018. (MAC Essencial 17)
Nelson, Robert S. (ed). Shiff, Richard (ed). Critical terms for art history. 2. ed.. Chicago London, University of Chicago Press, 2003.
MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Expor e colecionar a formação de acervos de arte moderna e contemporânea entre o MAM e o MAC USP. In MAM 70 1948-2018 [S.l s.n.], 2018.
*Um outro acervo do MAC USP / organização Ana Gonçalves Magalhães. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019.160 p. ; il. -- (MAC Essencial 7)
BÜRGUER, Peter. Teoria da vanguarda. Lisboa, Vega, 1993. “Capítulo 4 - A obra de arte Vanguardista”.
GREET, Michele. “Mapping Cultural Exchange: Latin American Artists in Paris between the Wars”
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época da possibilidade de sua reprodução técnica (5a versão). In: Estética e sociologia da arte. Edição e tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
PEVSNER, Nikolaus. Os pioneiros do desenho moderno: de William Morris a Walter Gropius. Tradução João Paulo Monteiro. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Cap. 1: Teorias da Arte, de Morris a Gropius, pp.1-26.
MOTTA, F. Art Nouveau, modernismo, ecletismo e industrialismo. In: ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles, Fundação Djalma Guimarães, 1983. v.1, pp. 453-483.
FREITAS, P. M. S.. Panorama das artes decorativas entre 1950 e 1960. ARTis On. Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Portugal, v. 1, p. 3, 2015. ISSN 2183-7082.
*Guia do acervo MAC USP / organização Ana Magalhães, Edson Leite e Helouise Costa. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2019.88 p. ; il. -- (MAC Essencial 11)
TOLEDO. Carolina R. de. A doação Nelson Rockefeller de 1946 no Acervo do Museu de Arte Contemporânea da USP. REVISTA DE HISTÓRIA DA ARTE E ARQUEOLOGIA. N. 23 / jan/jun DE 2015. ISSN 2179-2305 (online). ISSN 1413-0874 (impresso).
1ª VERSÃO DO VERBETE
LISTA DE OBRAS A PARTIR DO ACERVO ONLINE MAC-USP
Primitivism, Cubism, Abstraction – The Early Twentieth Century
Classicismo, realismo, vanguarda : pintura italiana no entreguerras / organização Ana Gonçalves Magalhães. – 2. ed. rev. ampl. – São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2018.252 p.;il. (MAC Essencial 13)
On Classic Ground. Picasso, Leger, De Chirico and the New Classicism 1910-1930. Tate Gallery, 1990. Introdução pp.11-30.
CHIARELLI, Tadeu. “Naturalismo, regionalismo e o retorno à ordem no ocaso do modernismo brasileiro”. In: Um modernismo que veio depois: arte no Brasil - primeira metade do século XX. São Paulo: Alameda, 2012. pp. 33-50.
CHIARELLI, Tadeu. “O Novecento e a Arte Brasileira”, Revista Italianística, ano III, no. 3, 1995, pp. 109-134.
POLLOCK, Griselda. Vision and difference: feminism, femininity and the histories of art. London; New York, NY: Routledge, 2003, c1988.
2ª LISTA DE OBRAS A PARTIR DO ACERVO ONLINE MAC-USP
ENTREGA FINAL DO VERBETE
2ª LISTA DE OBRAS A PARTIR DO ACERVO ONLINE MAC-USP ►