Programação

  • Aula 1 - Conceitos Básicos/Maravilhas do Mundo

    Interpretação Patrimonial:

    museu, cultura e sociedade

     

    VÍDEOS DE APOIO

     

    Narradores de Javé

     

    Cidade dos Homens - A Coroa do Imperador 1º capítulo (Globo)

     

    Patrimônio Mundial da Unesco: São Miguel das Missões (Rio Grande do Sul)

     

    Trechos do Documentário Lixo Extraordinário

    (Além de mostrar o trabalho dos catadores no lixão, mostra o ensaio fotográfico com alguns catadores e o trabalho plástico que artistas e catadores desenvolveram transformando o lixo em arte.)

     

    Brasil dos Holandeses - Expedições 

    (O documentário ressalta a 1ª documentação das américas, a valorização dos primeiros pintores das américas no Brasil e demais registros que fazem parte do patrimônio nacional.)

     

    Instituto Ricardo Brennand - O Melhor da América do Sul - Recife

    O mais importante é o fato do instituto conter a maior coleção particular de Frans Post do mundo.

     

    Museu em movimento - museu:Para Que Serve?

     

    Episódio 01: Especial conhecendo museus

    Exposição sobre o Brasil em Bruxelas, Bélgica.

     

    Arte indígena kusiwa é revalidada como patrimônio imaterial do Brasil

    Primeiro bem imaterial reconhecido no Brasil. Diferença entre patrimônio material e imaterial.

     

    O que é Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial

     

    Museu em Carmo do Rio Claro (MG) guarda história indígena

    O vídeo mostra o início de um museu.

     

    Museu do Índio - Parte I

    Museu em Carmo do Rio Claro (MG)

     

    Entenda o Museu da Pessoa

    Um museu virtual.

     


  • Links de museus on-line

    Links de museus on-line (a lista irá sendo atualizada)

    1. Link do Jornal da USP com dicas sobre museus e atividades virtuais. 
    A indicação para o Jornal veio via Profa. Elza Azjenberg.
    https://jornal.usp.br/cultura/cultura-online-para-alimentar-a-mente-e-apaziguar-o-espirito/  

     

    2. MASP EM CASA - Programação do MASP

    Uma programação do Museu de Arte de São Paulo bastante extensa, com diversas mostras e exposições

    https://masp.org.br/eventos/emcasa 

     

    3.  Museu Afro Brasil 
    Parece estranho visitar um museu sem sair de casa, nè? Mas, a partir dessa parceria com a Google, é possível realizar um tour virtual pelos três andares do Museu Afro Brasil. A visita é feita no formato do Google Street View (3D) e permite que caminhemos por todo prédio, acessando os núcleos temáticos, obtendo informações sobre obras, ampliações de imagens, descrições etc.
    Além disso, no tour também estão presentes um conjunto de exposições temporárias, como Sidney Amaral: o banzo, o amor e a cozinha de casa e Arte e Adorno: design e tecnologia no tempo da escravidão.
    https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil  

     

    Abaixo as diversas atividades do MUSEU AFRO, algumas particularmente sintonizadas com nosso curso:

    — Exposição online | O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: Festividades afro-brasileiras
    Com certeza você já teve vontade de visitar Pernambuco e assistir uma apresentação de maracatu! Nessa festividade secular, tradições africanas, europeias e indígenas mesclam-se formando um espetáculo único na cultura brasileira. São músicas, indumentárias, narrativas e personagens que articulam uma comemoração onde reis, rainhas, caboclos, vaqueiros e bois-bumbá se expressam conjuntamente.
    Buscando ampliar e divulgar o maracatu, nessa exposição online é possível encontrar vídeos, mapas, áudios, textos, roupas e diferentes objetos que compõe um de nossos mais reconhecidos patrimônios imateriais.
    https://artsandculture.google.com/exhibit/o-maracatu-e-o-guerreiro-de-alagoas-festividades-afro-brasileiras/EQKCFGxbua7nIQ 

    — Seminário online | João Câmara: trajetória e obra de um artista brasileiro
    Como parte das atividades relacionadas ao dia 20 de novembro e ao Mês da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil convidou o artista plástico João Câmara, o crítico de arte Tadeu Chiarelli e Emanoel Araujo, diretor do Museu Afro Brasil para a realização de uma conversa em torno dos desdobramentos da exposição João Câmara - Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro.
    Além de reacender pontos importantes da história da arte no país, o seminário também discorreu sobre as produções do artista que dá nome à exposição, um dos mais relevantes da arte brasileira.
     

    — Seminário online | Quilombos e Campesinato negro no Brasil
    Ministrado pelo professor Flávio Gomes (UFRJ) e contando com a participação de representantes de comunidades quilombolas rurais e urbanas, o seminário contará sobre um tema que atravessa a história nacional: a formação e transformação das comunidades quilombolas e mocambos no Brasil. Com um olhar histórico capaz de refletir sobre questões ainda urgentes, o seminário tratou dos quilombos de primeiras notificações (século XVI) até os mais tardios (na véspera da Abolição), de modo a recuperar diversas faces que evidenciam sua permanência no pós-emancipação e o surgimento ampliado de um campesinato negro nos séculos XX e XXI.


    — Visita com o Curador | Museu Afro Brasil e Unesco Portuguese
    Em 2015, o Museu Afro Brasil recebeu a ilustre visita de Lucien Muñoz, representante da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) no Brasil. Recepcionado por Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil, o encontro foi gravado e apresenta a percepção do museu a partir do olhar curatorial de uma das figuras mais emblemáticas das artes brasileiras. Prepare a pipoca e assista!


    — CulturaEmCasa | O Museu Afro Brasil nas redes sociais
    Em conjunto com outras instituições culturais vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC-SP), o Museu Afro Brasil participa da campanha #CulturaEmCasa que busca mobilizar os repertórios e alcances das redes sociais das instituições num momento de suspensão das atividades presenciais.
    No caso do Museu Afro Brasil, nossas redes sociais estão compartilhando informações sobre obras de arte e artistas presentes no acervo, exposições, curiosidades, engajamento direto com o público (enquetes, jogos, avaliações), interações (#tbt, repost, compartilhamento), entre outros. Venha com a gente, acompanhe o Museu Afro Brasil.
    Instagram: https://www.instagram.com/museuafrobrasil
    Facebook: https://pt-br.facebook.com/museuafrobrasil.oficial/
    Twitter: https://twitter.com/museuafrobrasil .

    — Campanhas internas | Redes Sociais e publicações do Museu Afro Brasil
    Com o objetivo de ampliar as experiências dos públicos com o museu, elaboramos uma série de campanhas que unificam propostas dos diferentes núcleos do trabalho (educação, pesquisa, salvaguarda, entre outros) e programas da instituição (voluntariado, programas de sócios, CEFAB, etc). Essas publicações têm como proposta criar oficinas, roteiros, contatos e mediações interessantes ao ambiente virtual, aproximando a instituição dos visitantes, divulgando e mantendo ativos os trabalhos do museu.
    Além dos conteúdos criados exclusivamente para redes sociais, o Museu Afro Brasil também compartilha em seu site as publicações elaboradas por seu Núcleo de Pesquisa, são textos que se debruçam sobre importantes questões do acervo, das artes africana e brasileira, lendo-as a luz de análises que mobilizam um vasto repertório teórico s..
    Redes sociais: ver referência anterior.
    http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/publicacoes

    — Documentos históricos | Acervo Digital
    Outra iniciativa que faz parte das ações virtuais do Museu Afro Brasil é o compartilhamento de obras e documentos históricos de nosso Acervo Digital. Datados do século XIX ao XX, esses conteúdos englobam cartas de alforria, atas de batismo, fundos de emancipação, contratos de “compra e venda” de escravizados, inventários, matrículas, partilhas, tributações e uma série de diversos outros materiais, manuscritos ou datilografados.
    Soma-se que nesses documentos pertencentes ao museu são descritas características físicas de extrema importância para pesquisadores e interessados nos assunto, como, por exemplo: técnicas de produção, idade e condição de conservação. Os documentos históricos são acompanhados de transcrição, texto de apoio e digitalização.
    http://www.museuafrobrasil.org.br/acervo-digital

     4. ICOM Inernational Council of Museums
    Recomendações para época de pandemia
    http://www.icom.org.br/  

    Prof. Dr. Edson Leite
    Professor Titular
    Museu de Arte Contemporânea | Universidade de São Paulo | MAC-USP
    Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 | 1o. andar
    04094-050 - Ibirapuera - São Paulo - SP


    • Links Power Point

      Links de Trabalhos em Power Point, contendo informações interessantes que poderão servir de material de consulta.

       

      1 Guia de Museus Interativos

      https://slideplayer.com.br/slide/3444014/

      ... Bilbao; É um dos cinco museus que pertence à Fundação Solomon ... Gogh Museu Picasso Há dois museus chamados Museu Picasso, ... vantagens da existência dos museus interactivos ...

       

      2 Programa de Qualificação de Museus para o Turismo: uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Ministério da Cultura

      https://slideplayer.com.br/slide/3190815/

      ... Nacional de Museus- Instituto Brasileiro de Museus Museus Espaços de ...  Disponibilizar oficinas ... de Qualificação de Museus Museus Cidade UF Valores do ... de produtos tematizados dos museus e de embalagens customizadas ...

       

      3 Um ambiente de comunidade virtual baseado em objetos de aprendizagem para apoiar a aprendizagem em museus.

      https://slideplayer.com.br/slide/3190825/

      ... Informática educativa nos museus = estratégia comunicativa INTRODU ... de aprendizagem oferecida pelos museus, Aprendizagem compartilhada em museus interativos de ciência. ...

       

      4 Informação em Arquivos, Bibliotecas e Museus

      https://slideplayer.com.br/slide/3191166/

      ... Brasília Arquivo, biblioteca, museus Arquivos, Bibliotecas, Museus Semelhanças: Todos preservam ... documento é diferente Arquivos, Bibliotecas, Museus O Arquivo, a Biblioteca e ... Classificação Arquivos, Bibliotecas, Museus Identificar, catalogar e classificar ...

       

      5 Qual o papel das visitas escolares a museus de ciências no ensino de ciências?

      https://slideplayer.com.br/slide/5654362/

      ... Aprendizagem é processo individual- Museus apresentam oportunidade para aprendizado ... Tipos de Museus Museus de primeira geração: Museus tradicionais. Pain ... .html Tipos de Museus Museus de segunda gera ... interativos. Maioria dos museus nacionais e internacionais ...

       

      6 Coren 2R Novo cenário da profissão

      https://slideplayer.com.br/slide/6076708/

      ... existentes: CNM, Estatuto de Museus, Plano Museológico e os ... 5565 municípios brasileiros tem museus. Destes museus muitos são dep ... ístico. Municípios e Museus Elaboração de projetos de ... captação de recursos para museus: - Ibram, Caixa, BNDES, Petrobr ...

       

      7 Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria do Estado de Cultura Superintendência de Museus Práticas Educativas em Museus

      https://slideplayer.com.br/slide/7331577/

       ... participam dos encontros oferecidos. museus que oferecem percursos a ... Atualmente, muitos museus preparam e oferecem materiais espec ...

       

      8 Dissertação de Mestrado em Museologia

      https://slideplayer.com.br/slide/10168445/

      ... Rede Portuguesa de Museus (RPM). Museus Nacionais - Instituto de Museus e da Conserva ... pertencem à Rede Portuguesa de Museus. Obedecem estes museus a um padrão ... museus da Rede Portuguesa de Museus 29 museus nacionais, tutelados pelo Instituto de Museus ...



      9 A Concepção de aprendizagem nas pesquisas em educação em museus de ciências

      https://slideplayer.com.br/slide/10615425/

      ... o papel educativo dos museus Museus de arte: esforços ... no processo de aprendizagem em museus variados entre diferentes autores ... influenciam as pesquisas em museus: Inteligências Múltiplas ..



      10 Iluminação em Museus Luminotécnica; Projeto e Aplicação de Iluminação em Museos

      https://slideplayer.com.br/slide/11246226/

      ... Luminotécnica: estudo ... de claridade Luz e museus ILUMINAÇÃO NATURAL ILUMINA ... Greno. Iluminação de Museus, Galerias e Objetos ... Projeto de Iluminação – Museus e Galerias de Arte. Iluminação de Museus: critérios para o ...



      11 Pesquisa da 11º Semana de Museus (memória + criatividade = mudança social)

      https://slideplayer.com.br/slide/11706922/

      ...SNM MAIOR PARTICIPAÇÃO museus municipais 38% museus privados 28% D ESTAQUES ... realizado pelo Sistema Estadual de Museus Mídia ... da 11ª Semana Museus     Empresas Indivíduos Total Absoluta Relativa Museus que realizaram gastos estruturais...



      12 Museus, informação e experiência

      https://slideplayer.com.br/slide/11847464/

      ... Conceitual Conselho Internacional de Museus - Icom Definição ... Conceitual Conselho Internacional de Museus - Icom Definição ... –Quarto Convite Visitantes dos museus como andarilhos Com quantos ...



      13 Rede WEB de Museus do Estado do Rio de Janeiro

      https://slideplayer.com.br/slide/12104697/

      ... REDE WEB DE MUSEUS REDE WEB DE MUSEUS SISGAM Sistema de ... MUSEUS SISGAM REDE WEB DE MUSEUS FUNARJ REDE WEB DE MUSEUS ...; REDE WEB DE MUSEUS CONTATOS Secretaria de Estado ... Superintendência de Museus Mariana Varzea - Superintendente de Museus ...



      14 Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real e Museu da Vila Velha

      https://slideplayer.com.br/slide/3032636/

      Método e Processo de Investigação...Objetivo: conhecer os museus enquanto organizações s Pesquisa na ... envolvente, neutro e silencioso Dois museus – uma só organização ... num sistema de rotatividade ...



      15 Inserção da Fonoaudiologia nos Museus de Ciências

      https://slideplayer.com.br/slide/3063535/

      Fonoaudiologia em museus...



      16 Ensinando Crítica nos Museus

      https://slideplayer.com.br/slide/3063535/

      ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Museu – arte ... original apresentadas nas galerias dos museus onde o poderoso impacto da ... entre arte na escola e museus de arte, e são ...  Busca: sistema image watching museus. Autores influentes: John Dewey, Thomas ...



      17 Musée du Louvre Paris

      https://slideplayer.com.br/slide/3238348/

      Com o Som o Museu do Louvre é um dos museus mais famosos do mundo...



      18 Iluminação em Museus Causas da Deterioração da Luz em Acervos Museológicos - Relação da Iluminação e a Conservação de Acervos - Ferramentas Inovadoras de Monitoramento da Luz

      https://slideplayer.com.br/slide/11254582/

      Iluminação em Museus Causas da deterioração da ... monitoramento de luz em museus Estratégias de gestão ... de danos para objetos em museus, palácios, arquivos e biblioteca ...  critérios para o uso ...



      19 VÍDEO sobre os Museus de Carros da Alemanha

      Museus de Carros da Alemanha...