Prova II - Vespertino
Prova II (domiciliar)
Política II (vespertino)
Profs.: Antonio Baptista e Thais de Aguiar
Entrega: 7 de dezembro (secretaria).
1- Escolha entre as provas A e B.
2- Formule suas respostas, utilizando no total cinco páginas (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5).
Prova A
Responda a duas das três questões nesta prova. Uma das duas questões respondidas deve ser necessariamente sobre Hobbes.
1. “A propriedade desempenha um papel central na teoria política do Segundo tratado sobre o governo civil de Locke”. Concorda com esta asserção? Justifique, explicando que papel é esse e, sempre que necessário, recorrendo a trechos da obra.
2. “O grande objectivo de o ‘Leviatã’ é demonstrar aos homens que, racionalmente, eles devem obediência aos governos estabelecidos, sejam eles quais forem”. Concorda? Se sim, justifique e explique como procede Hobbes a essa demonstração, citando, quando apropriado, passagens da obra.
3. Que tipo de relações se estabelecem entre “o povo”, o poder legislativo e o poder executivo no Segundo tratado sobre o governo civil de John Locke?
Prova B
Responda somente a duas das três questões apresentadas abaixo.
1. Explique por que Rousseau, em O Contrato Social, conclui que, pelo pacto social, a “alienação total” de direitos e bens de cada associado à comunidade (Livro I, cap. 6) constitui na verdade uma “troca vantajosa”, sem haver efetivamente qualquer “verdadeira renúncia” por parte dos particulares (Livro II, cap. 4).
2. Esclareça em que consiste a vontade geral, desenvolvendo os fundamentos teóricos da seguinte passagem de O Contrato Social: “(...) a obediência à lei que nos impomos é liberdade” (Livro I, cap. 8).
3. Em que sentido se pode entender que O Contrato social afirma uma via de democratização, embora o autor assinale que: “(...) no rigor da acepção, jamais existiu, jamais existirá democracia verdadeira” (Livro III, cap. 4).