1. Quais as distâncias focais das lentes convergente e divergente? Utilizando o método de medida proposto, quão correlacionadas estão as distâncias focais obtidas? Compare os seus resultados com os dos demais grupos da disciplina (distâncias focais devem ser enviadas ao site da disciplina). Quantos tipos de lentes (pela distância focal) convergentes e divergentes foram identificadas? Como as incertezas obtidas pelo seu grupo se comparam com a dispersão dos resultados obtidos pela turma?
  2. Pode-se assumir que as lentes utilizadas para medida de distância focal são delgadas? Como você avalia isto? Que dados/evidências suportam sua resposta? Quais os índices de refração dos materiais que compõem estas lentes? Compare aos resultados dos demais grupos e estabeleça quantos tipos de materiais diferentes foram utilizados para fabricar estas lentes. 
  3. Discuta a validade da Lei de Snell? Qual o índice de refração do material que compõe o semi-disco? Compare o seu resultado aos obtidos pelos outros grupos (índices de refração devem ser submetidos ao site). Como as incertezas obtidas pelo seu grupo se comparam com a dispersão observada dos dados obtidos por todos os grupos?
  4. Na lente espessa, qual o limite de distância, em relação ao eixo de simetria da lente, onde pode-se assumir como válida a aproximação paraxial? As distâncias focais desta lente são as mesmas para raios incidindo na face curva e raios incidindo na face plana?
  5. Determine os planos focais da lente espessa e compare com os planos focais obtidos através do método matricial. Em relação estes planos, as distâncias focais são as mesmas para raios incidindo nas duas faces da lente? Discuta os resultados com base nos limites de raios paraxiais.
Última atualização: segunda-feira, 17 mar. 2014, 16:07