Formação de conceitos fundamentados de Mecânica Clássica.

Formação de conceitos fundamentados de Mecânica Clássica.

O curso se dedica a um tratamento em nível elementar da mecânica clássica. Discutimos as leis de Newton, teoremas de conservação (energia, momento linear e angular) e aplicações, como rotações e o problema de Kepler.

Espera-se que o aluno ao final do curso tenha desenvolvido as seguintes habilidades:

- Definir grandezas e leis físicas relacionadas à mecânica clássica;

- Expressar relações entre estas grandezas em notação vetorial e usando o cálculo diferencial/integral;

- Reconhecer padrões e aplicar o conhecimento em situações elementares que usam o formalismo de vetores e do cálculo diferencial/integral;

- Analisar situações elementares relacionadas às leis de Newton.

 

Cargas elétricas e lei de Coulomb. Campo elétrico. Fluxo do campo elétrico e lei de Gauss. Trabalho do campo elétrico, potencial elétrico e energia eletrostática. Condutores, indução eletrostática e capacitância. A corrente elétrica. Campo magnetostático. Lei de Biot-Savart. Forças de Lorentz. Lei de Ampère. Fluxo do vetor B. Força eletromotriz e indução. Lei de Faraday. Energia no campo magnético. Movimento de cargas nos campos elétrico e magnético. Conservação de cargas e corrente de deslocamento. O campo eletromagnético e as equações de Maxwell na forma diferencial.
Introduzir os alunos a conceitos, técnicas e modelos da Física, ilustrando-os com aplicações biológicas.

Descrição do movimento de uma partícula. Análise de fenômenos da Mecânica. Aticulação dos conceitos básicos envolvidos as leis de Newton. Uso de simplificações e aproximações na explicação e na descrição dos fenômenos físicos. Representações gráficas e fenômenos.

•Bacharelado – formação ampla      

Preparado para qualquer avanço tecnológico

Formação Sólida em Física e Matemática

•Por que estudar Física?

Relatividade de Einstein – Utilizada na tecnologia GPS

Quântica e Eletrodinâmica – Estão presentes em diversos dispositivos, tais como celulares

•Assunto abordado na Disciplina

Bases da Mecânica Newtoniana

Formalizar Matematicamente Conceitos Físicos

Cálculo Diferencial e Integral 

Apresentar os princípios fundamentais necessários à descrição do movimento, ressaltando os métodos da análise vetorial e do cálculo. Apresentar as leis de Newton e as integrais do movimento com as respectivas leis de conservação: quantidade de movimento e energia.

Apresentar os princípios fundamentais necessários à descrição do movimento, ressaltando os métodos da análise vetoria e do cálculo. Apresentar as leis de Newton e as integrais do movimento com as respectivas leis de conservação: quantidade de movimento e energia.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP