Ajuda com Pesquisar cursos

A. Ondas geométricas: Reflexão, Refração, Difração e intereferência de ondas eletromagnéticas.  Radiação de corpo negro e modelo de Planck; Efeito fotoelétrico e efeito Compton; Modelo de Bohr para átomo de hidrogênio; Quantização de de Broglie, Princípio da incerteza e funções de onda; Equações de Schrödinger, partícula numa caixa e oscilador harmônico; Modelos atômicos de Rutherford e Bohr, funções de onda para o átomo de hidrogênio, números quânticos, Princípio da exclusão de Pauli e Tabela Periódica; Ligações moleculares, energia e espectro de moléculas. Ligações em sólidos, condução em metais, energia de Fermi; Semicondutores, solução da equação de Schrödinger em potencial periódico, bandas de energia; Condução em semicondutores, diodos e transistores; Supercondutividade, campo crítico, modelo de London; Núcleos atômicos, energia de ligação e detectores.


B. Laboratório: Difração e interferência; Efeito fotoelétrico; Espectro do átomo de hidrogênio.

As Leis de Newton. Forças fundamentais da Natureza e forças derivadas. Trabalho, energia, momento linear e momento angular. Leis de conservação e simetrias na Natureza. A Lei Universal da Gravitação e a descrição dos movimentos dos planeas. As leis de Kepler. Relação entre a LGU e o peso dos corpos na Terra.
Ambiente de apoio a disciplina Física 1 para Escola Politécnica - somente para Professores e Monitores

Ambiente de apoio a disciplina Física 2 para Escola Politécnica - somente para Professores e Monitores.

Movimento oscilatório, movimento harmônico simples, pêndulo simples, pêndulo físico; Oscilações amortecidas, Oscilações forçadas e ressonância. Ondas em meios elásticos. Equação de Ondas. Equação das cordas vibrantes. Reflexão de ondas. Superposição de ondas. Interferência. Batimentos. Modos Normais. Ondas sonoras. Efeito Doppler.

Revisar e aprofundar conceitos de mecânica clássica com auxílio do cálculo diferencial e integral e vetores, levando a significados mais gerais tais como as leis de conservação da energia, do movimento linear e momento linear e do momento angular, que são leis fundamentais da física.

A. Teoria: Lei de Coulomb, fluxo elétrico e Lei de Gauss. Potencial e energia eletrostática. Capacitores, campo elétrico em meios materiais e descargas RC. Campo magnético, força de Lorentz e forças sobre espiras de corrente. Lei de Biot-Savart e Lei de Ampère. Fluxo magnético, corrente de deslocamento e magnetismo da matéria. Lei de Faraday, geradores e motores. Equações de Maxwell na forma integral. Auto-indutância e indutância mútua, oscilações em circuitos LC, transformadores. Recordação dos teoremas de Gauss e Stokes; equações de Maxwell na forma diferencial. Ondas eletromagnéticas. Campos eletromagnéticos em meios materiais e condições de contorno. Radiação de ondas eletromagnéticas por cargas aceleradas e antena dipolo.
B. Laboratórios: Balança eletrostática. Capacitor com armazenador de energia. Osciloscópio para estudo das forças elétrica e magnética sobre cargas. Balança de corrente. Fenômenos transitórios em circuitos RLC. Ondas eletromagnéticas.

A disciplina Física para Engenharia II é composta de três módulos de conteúdos basicamente independentes e de natureza distinta no que concerne à formação científica do estudante. Num momento procura mostrar que a matemática é essencial, não somente para uma descrição mais precisa dos fenômenos físicos, mas também para uma compreensão mais profunda dos próprios princípios básicos da Física. Em outro momento, visa incentivar a crítica do estudante em relação ao próprio significado do que chamamos de uma teoria científica. A disciplina enriquece a capacidade do estudante de resilver problemas ensinando-os a utilizar matemáticas importantes.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP