DINÂMICA DA DISCIPLINA:

AULA #1:
  • A primeira aula possui uma dinâmica diferenciada e abordará: (1) Apresentação da disciplina pelo professor, (2) Apresentação dos alunos, (3) Definição dos grupos de trabalho e (4) Apresentação de conceitos por um convidado externo. Discussão dos temas tratados na apresentação.

AULAS #2 a 8: As aulas de 2 a 8 terão as seguintes atividades, mas não necessariamente nessa ordem.
  
    • Grupo responsável pela apresentação (entre 45 e 50 minutos): O grupo deverá ler os textos de leitura obrigatória e os integrantes do grupo deverão fazer uma apresentação baseada nos textos. Pode-se utilizar outros textos desde que apresentadas as referências bibliográficas na apresentação
    • Uma boa apresentação é aquela que resume os aprendizados das leituras, faz relações entre os diferentes textos, sedimenta conceitos importantes e se utiliza de materiais/conhecimentos adicionais para enriquecer a discussão. Visões e experiências de negócio são sempre bem vindas. Além da apresentação em sí, o grupo deverá trazer 2 ou 3 questionamentos/provocações para serem discutidosSempre incluir fontes/referências.

    • Grupo responsável pelos cases (entre 15 e 20 minutos): Apresentação de casos, exemplos e notícias relacionadas ao tema estudado. Por exemplo, se o tema estudado é sobre "O novo papel da loja física" seria interessante o grupo trazer alguns exemplos de sucesso, o que os varejistas têm testado e algumas tendências. O objetivo dos cases é enriquecer a apresentação feita pela outra dupla e tangibilizar movimentações do varejo.
    • Apresentação de conceitos relacionados as temáticas da aula por convidados externos (eventual)
    • Apresentação pelo professor de conceitos relacionados aos tópicos da aula.
    • Discussão sobre as apresentações dos grupos e do professor.
O QUE É NECESSÁRIO PARA TER SUCESSO NA DISCIPLINA?

  • Durante as aulas ... contribuir nas discussões e apresentações dos colegas/professor. Manter a câmera aberta durante a aula.
  • Semanalmente ... ler os textos obrigatórios indicados e enviar os takeaways das leituras pelo Moodle antes de cada aula.
  • Uma vez ao longo da disciplina ... apresentar e discutir (em conjunto com os demais integrantes do grupo) os principais conceitos abordados nas leituras da semana.
  • Na semana seguinte ... trazer alguns cases e exemplos do Brasil e/ou mundo (em conjunto com o seu grupo) sobre o tema das leituras da semana.
  • Até o final do semestre ... preparar o trabalho final da disciplina (caso de ensino em Gestão de Varejo).

Modifié le: mardi 5 mars 2024, 22:14