O objetivo da disciplina é oferecer aos alunos um método aplicado de aceleração de negócios inovadores, que emula um programa de aceleração de startups. Esse método é aplicado no contexto do empreendedorismo inovador, tanto em negócios impulsionados pela ciência (science-based entrepreneurship) quanto em oportunidades advindas do mercado (opportunity-driven entrepreneurship ou market-driven entrepreneurship). A aplicação do método pode ocorrer em empresas estabelecidas (segundo uma lógica de startup interna ou uma iniciativa de corporate venture) e no desenvolvimento de empresas nascentes inovadoras (startups) e/ou de base tecnológica. A base conceitual da disciplina é a inovação de modelo de negócio, que é estudada por meio de um método estruturado, denominado Jornada da Inovação de Modelo de Negócio. Este método é utilizado para o desenho de modelos de negócios inovadores. Nesse sentido, a disciplina se propõe a oferecer referencial conceitual e ferramental para o projeto do modelo de negócio de uma empresa nascente inovadora (startup) ou uma iniciativa de inovação de modelo de negócio de empresas estabelecidas. A aceleração de negócios inovadores é desenvolvida em duas etapas, que correspondem a duas disciplinas. O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo I apresenta como escopo: 1) a análise e definição do time de inovadores (founder-market fit); 2) a identificação e validação da oportunidade; 3) o desenho e validação da solução no estágio conceitual (problem-solution fit). O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo II apresenta como escopo: 1) o desenvolvimento inicial da solução (prototipação) e sua validação (product-market fit); 2) o desenho e validação do modelo de negócio (business model fit); 3) o desenvolvimento do plano de crescimento exponencial (que inclui: desenvolvimento do produto/MVP; máquina de vendas; equipe; e sistemas de gestão).

Compreender a dinâmica do setor varejista, assim como o ambiente competitivo das empresas inseridas nesse setor. b) Discutir aspectos estratégicos da gestão do varejo, focando principalmente a sua aplicação à realidade empresarial brasileira e ao novo momento do mercado. c) Debater as principais tendências do varejo no Brasil e no mundo. d) Desenvolver uma maior capacidade de compreender, explicar e prever os sistemas de gestão de varejo em geral. e) Identificar e manter-se atualizado sobre os temas emergentes que vem despertando o interesse dos pesquisadores nas áreas de Varejo. f) Analisar, sob a ótica do pensamento científico, artigos recentes e clássicos sobre Varejo, com o objetivo de exercitar os fundamentos e os métodos para o desenvolvimento do conhecimento e da construção teórica. g) Desenvolver maior capacidade de análise e produção do conhecimento em temas ligados ao Varejo em geral.
A disciplina visa discutir o processo gerencial de marketing, tanto sob a perspectiva estratégica quanto operacional, enfocando questões relativas às estratégias de crescimento e competitivas, com ênfase em novos empreendimentos. O objetivo é oferecer uma visão integrada das diversas camadas que constituem o sistema hierárquico de decisões de marketing em uma organização.
a) Fomentar criação de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de projetos de empreendedorismo com potencial de transformação em startups a partir de tecnologias desenvolvidas pelos pós-graduandos; b) Apresentar os aspectos relacionados à criação e gestão de startup em diferentes setores de atividade econômica; d) Apresentar metodologias de elaboração e apresentação do planejamento de um negócio a partir de uma tecnologia desenvolvida pelo aluno a ser utilizado para: captar recursos financeiros para investimentos públicos ou privados ou buscar novos investidores para o negócio e) Oferecer a oportunidade de apresentação do projeto de empreendedorismo através de um PITCH para a Banca de Avaliadores formada por investidores early stage
Apresentar os conceitos e as técnicas qualitativas e quantitativas para projeto de instalações e dos sistemas de gestão das empresas, incluindo aquelas em início de operações.
Os alunos aplicarão o conhecimento adquirido na sua experiência profissional e nas disciplinas do Mestrado Profissional na prática para solução dos problemas vivenciados por profissionais que atuam em projetos de empreendedorismo e inovação.