Dinâmica da disciplina e o que é esperado do aluno?
DINÂMICA DA DISCIPLINA:
AULA #1:
- A primeira aula possui uma dinâmica diferenciada e abordará: (1) Apresentação da disciplina pelo professor, (2) Apresentação dos alunos, (3) Definição dos grupos de trabalho e (4) Apresentação de conceitos por um convidado externo. Discussão dos temas tratados na apresentação.
- Grupo responsável pela apresentação (entre 45 e 50 minutos): O grupo deverá ler os textos de leitura obrigatória e os integrantes do grupo deverão fazer uma apresentação baseada nos textos. Pode-se utilizar outros textos desde que apresentadas as referências bibliográficas na apresentação.
- Uma boa apresentação é aquela que resume os aprendizados das leituras, faz relações entre os diferentes textos, sedimenta conceitos importantes e se utiliza de materiais/conhecimentos adicionais para enriquecer a discussão. Visões e experiências de negócio são sempre bem vindas. Além da apresentação em sí, o grupo deverá trazer 2 ou 3 questionamentos/provocações para serem discutidos. Sempre incluir fontes/referências.
- Grupo responsável pelos cases (entre 15 e 20 minutos): Apresentação de casos, exemplos e notícias relacionadas ao tema estudado. Por exemplo, se o tema estudado é sobre "O novo papel da loja física" seria interessante o grupo trazer alguns exemplos de sucesso, o que os varejistas têm testado e algumas tendências. O objetivo dos cases é enriquecer a apresentação feita pela outra dupla e tangibilizar movimentações do varejo.
- Apresentação de conceitos relacionados as temáticas da aula por convidados externos (eventual)
- Apresentação pelo professor de conceitos relacionados aos tópicos da aula.
- Discussão sobre as apresentações dos grupos e do professor.
- Durante as aulas ... contribuir nas discussões e apresentações dos colegas/professor. Manter a câmera aberta durante a aula.
- Semanalmente ... ler os textos obrigatórios indicados e enviar os takeaways das leituras pelo Moodle antes de cada aula.
- Uma vez ao longo da disciplina ... apresentar e discutir (em conjunto com os demais integrantes do grupo) os principais conceitos abordados nas leituras da semana.
- Na semana seguinte ... trazer alguns cases e exemplos do Brasil e/ou mundo (em conjunto com o seu grupo) sobre o tema das leituras da semana.
- Até o final do semestre ... preparar o trabalho final da disciplina (caso de ensino em Gestão de Varejo).
Última atualização: terça-feira, 5 mar. 2024, 22:14