Você recebe no pronto atendimento o senhor Cassio, homem de 31 anos, pardo, agricultor, católico, casado.

Cassio tem queixa de aumento de volume abdominal e a presença de diarreia sanguinolenta há 10 dias. O paciente conta que vem tendo episódios diários de sangue nas fezes há 10 dias – com cerca de 2 a 4 evacuações diárias, acompanhadas de cólica e dor abdominal. Refere também febre há mais ou menos 2 meses, mas não mediu. Nega viagens para fora do estado ou do país. Ele refere ainda perda de 15 kg de peso no último mês, dor de cabeça e febre não medida. Conta que teve também um episódio de vômito com um pouco de sangue e sangramento nasal. Notou há umas 3 semanas aumento do volume abdominal e um certo empachamento. A urina apresenta-se mais escurecida e em menor quantidade no último mês. Refere inchaço nas pernas, especialmente no fim do dia.

Cassio é hipertenso em tratamento, não é diabético e não apresenta outras doenças. É tabagista (20 maços-ano) e etilista (mais ou menos 3 doses de cachaça por dia) Sua mãe também é hipertensa e seu pai teve uma neoplasia de próstata operada, mas se encontra bem.

Cassio mora em seu sítio, na zona rural, e não tem saneamento básico.

 

Ao exame físico apresenta FC = 98 bpm, FR = 17 ipm, PA = 145/90 mmHg, Temperatura = 37,7°C. Apresenta-se em regular estado geral, alerta e consciente, apresenta-se descorado (3+/4+), desidratado (2+/4+), edema de membros inferiores (+/4+). Apresenta linfonodomegalia discreta submandibular, cervical anterior e posterior. Sem alterações neurológicas.

O exame torácico mostra ictus palpável no 5° EIC esquerdo. BRNF sem sopros. O exame respiratório mostra MV+ bilateralmente sem ruídos adventícios.

O abdome é globoso, apresenta ruídos hidroaéreos abolidos no abdome superior e aumentados na região hipogástrica e fossas ilíacas. Sinal do piparote e macicez móvel positivas. Fígado palpável há 6 cm do rebordo costal direito com hepatimetria de 15 cm. Baço palpável há 5 cm do rebordo costal esquerdo.

 

Os exames laboratoriais mostram:

Hemograma:

Hemácias = 3.800.000 /mm³

Hb = 9,8 g/dLl

Leucócitos = 2.700 /mm³

Segmentados = 900 /mm³

Bastonetes = 1%

Linfócitos = 1.600 /mm³

Plaquetas = 95.000 /mm³

AST = 54 U/L

Ureia = 35 mg/dL

Última modificación: martes, 14 de noviembre de 2023, 14:26