Você recebe em seu consultório Fabrício e seu pai, Ferdinando. Fabricio de 23 anos vem com história de feridas na boca e bolhas na pele. Ele relata que há 6 meses apresentou quadro de prurido na região periorbitária e aumento da secreção lacrimal ao acordar. Notou também o aparecimento de feridas dolorosas na boca que referiu serem aftas, mas que não estavam melhorando. Há cerca de 4 meses começaram a aparecer lesões na pele, dolorosas e associadas à coceira. As lesões começaram no tórax comprometiam parte dos ombros e depois também os braços. Há 2 meses elas evoluíram para o corpo todo, incluindo área genital. Ao descrever as lesões o paciente fala que são pequenas bolhas que estouram e formam casquinhas.

O paciente nega dores articulares, febre ou outros sintomas. Refere que procurou o pronto-socorro por conta das dores e foi medicado com corticoides e AINES com melhora discreta das lesões orais. Fez uso de albendazol e agora está utilizando predinisona e tomando antibiótico por conta própria.

Ao exame físico o paciente encontra-se em BEG, afebril, acianótico, anictérico, eupnéico, corado.  Peso = 91 Kg, Altura = 1,76 kg

O exame dermatológico mostra lesões vesicobolhosas difusas e dolorosas. Algumas lesões encontram-se ulceradas e crostosas. Sinal de Nikolsky positivo. Observam-se ainda lesões perigungueais com secreção ceropurulenta.


Cabeça e pescoço -- Lesões vesicobolhosas na região cervical com ulceração e crostas. Lesões crostosas em couro cabeludo acompanhadas de alopecia. Sem alterações na tireoide e vasos cervicais. Presença de úlceras em palato, mucosa jugal e língua.

Cardiovascular -- Bulhas Ritmicas Normofonéticas em 2 tempos sem sopros. FC = 91 bpm, PA = 120 x 80 mmHg.

Respiratório -- Murmúrios vesiculares presentes bilateralmente sem ruídos adventícios. FR = 14 ipm.

Abdome -- Plano, normotenso, sem massas palpáveis e sem visceromegalias. Ruídos Hidroaéreos resentes e normais.

Os exames laboratoriais mostraram os seguintes resultados:


 - Hemograma

       HB 11,5

       HT 35,4

       VCM 62

       HCM 19

       CHCM 31%

       RDW 17


- Leucograma

       Leucócitos -  8.200

       Segmentados - 4.800

       Eosinófilos - 1.000

       Basófilos - 0

       Linfócitos típicos - 2000

       Monócitos - 400


- Plaquetas 310.000

 - Glicemia de jejum – 80

 - FAN – Reabente para núcleo, parão nuclear pontilhado fino – 1:160

 Anti-HIV – Negativo

HBSAg – Negativo

AntiHCV – Negativo

Vacinação completa


 Você solicitou adicionalmente a biópsia de uma das lesões que mostrou o seguinte aspecto:

Macroscopia: fragmento de pele medindo 1,1 x 0,7 x 0,3 cm apresentando superfície epidérmica irregular. Aos cortes, mostra-se pardoclaro e elástica.

Microscopia: os cortes histológicos mostram retalho de pele apresentando lesão bolhosa caracterizada por clivagem suprabasal e espaço ampolar com acúmulo de material ceroproteico, algumas células acantolíticas isoladas e agrupadas, além de poucos leucócitos.


Ferdinando, pai de Fabrício, tem 51 anos é branco e trabalha como vendedor comercializando sorvete caseiro e água no parque. Ele diz que não tem problemas de pele igual ao Fabrício, mas tem se incomodado com uma lesão de pele e queria aproveitar a consulta prá perguntar.  Os exames solicitados se mostram dentro da normalidade.

Ao exame físico, o paciente encontra-se em bom estado geral, lúcido, corado, hidratado, acianótico, afebril, eupneico. P = 75 Kg, Alt = 1,78, PA = 120 x 90 mmHg, FC = 86 bpm, FR = 15 ipm.

Apresenta uma lesão de 3,5 cm na parte externa do antebraço esquerdo, com bordas irregulares, com pigmento preto e áreas de hipopigmentação, sem dor ou prurido.


Cardiovascular -- Bulhas cardíacas normofonéticas em 2 tempos, sem sopros.

Respiratório -- Murmúrio vesicular presente, sem ruídos adventícios.

Abdome -- Plano, flácido, sem visceromegalias, indolor à palpação, ruídos hidroaéreos presentes e normais.

Ultime modifiche: martedì, 7 novembre 2023, 08:34