Os morcegos do gênero Chiroderma são animais belíssimos, frugívoros especializados que pertencem à família Phyllostomidae (morcegos-com-folha-nasal). 

Morcegos Chiroderma.

Morcego da espécie Chiroderma villosum, fotografado no Parque Estadual do Rio Doce, MG, Brasil. Foto por Marco Mello.

Pensava-se que todos os filostomídeos se interessavam apenas por frutos, descartando as sementes sem danificá-las. De fato, a maioria das espécies da família faz isso mesmo, o que as torna dispersoras legítimas. Só que, em 2003, o Dr. Marcelo Nogueira, pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e sua equipe descobriram que os Chiroderma, além de consumirem frutos, também consomem sementes. Foi uma descoberta impressionante, que contrariou o paradigma vigente até então, tendo sido reportada no Journal of Mammalogy.

Depois desse artigo pioneiro, o Dr. Nogueira continuou nessa linha de pesquisa, publicando diversos outros trabalhos. Por exemplo, um excelente artigo destrinchando a morfologia funcional dos Chiroderma, publicado na Journal of Zoology.

Essas descobertas, feitas por brasileiros, abriram uma nova linha de pesquisa que até hoje é seguida por pesquisadores de vários países. Um dos estudos mais interessantes foi feito pela Dra. Insa Wagner, à época doutoranda na Universidade de Ulm, Alemanha. Sua equipe desvendou como os Chiroderma conseguem extrair nutrientes de forma eficiente das sementes que mastigam. Eles contaram essa novidade ao mundo na Journal of Experimental Biology.

O Prof. Marco Tschapka, então orientador da Dra. Wagner, produziu também um excelente vídeo, no qual podemos observar o comportamento alimentar de um Chiroderma em cativeiro:

 

 

Morcego Chiroderma mastigando sementes de duas maneiras, em cativeiro, na Ilha de Barro Colorado, Panamá. Vídeo por Marco Tschapka.

A equipe do Dr. Nogueira também fez algumas filmagens dos Chiroderma capturados na Reserva Natural Vale, ES. Notem como eles usam as bochechas na hora de separar a polpa das sementes dos figos:

 

 

Morcego Chiroderma processando um figo e usando as bochechas para separar as sementes da polpa, em cativeiro, na Reserva Natural Vale, ES. Vídeo por Marcelo Nogueira.

Em outra filmagem da equipe do Dr. Nogueira, vemos como os figos são apreciados e disputados pelos Chiroderma:

 

 

Dois morcegos Chiroderma disputando um figo, em cativeiro, na Reserva Natural Vale, ES. Vídeo por Marcelo Nogueira.

Se vocês quiserem descobrir os pormenores dessa fascinante descoberta, que envolve história natural, ecologia e evolução, leiam os artigos linkados ao longo deste texto.



Última atualização: quinta-feira, 16 jun. 2022, 12:17