Este tipo de gráfico, também conhecido como diagrama de caixas, é classicamente usado para comparar duas ou mais categorias de dados coletados em um experimento ou observação. Vamos usar como exemplo os dados da PC2 de Tópicos Avançados em Ecologia de Animais, da USP. 

Este tutorial foi feito com capturas de tela do MS Excel 16.61 para MacOS. Em outros sistemas ou versões, as janelas podem estar em lugares diferentes, mas os comandos são os mesmos. 

Se você quiser aprender mais sobre diferentes tipos de gráficos, veja esse outro tutorial.

Siga estes passos:

1. Vamos começar pela tabela de dados original em formato tidy. Infelizmente, na hora de fazer um boxplot, o Excel prefere que a coluna com as categorias esteja à esquerda e a coluna com os valores numéricos, à direita. Então copie as colunas desejadas ao lado da tabela original, dando algum espaço: 


2. Selecione as colunas copiadas e vá em    “Inserir>Gráficos>Caixa Estreita”: 


3. Pronto! Agora temos um boxplot feito no MS Excel, que você pode personalizar ao seu gosto. Você pode, por exemplo, adicionar o título do eixo Y, que ele não faz por default:. Vá em “Design do Gráfico>Adicionar Elemento do Gráfico>Títulos dos Eixos>Vertical Primário”: 


4. Agora é só escrever o que você quiser na caixa de texto criada e o seu boxplot estará pronto:


5. Atenção! Se você estiver usando uma versão muito antiga do Excel, pode ser que ela não tenha boxplot como opção nativa. O que fazer então? É preciso apelar para uma gambiarra nesse caso. Veja outro tutorial com a solução.








Última atualização: terça-feira, 24 mai. 2022, 13:42