Instruções para o Bloco 2
1. Assim como no Bloco 1, continuaremos adotando uma pedagogia ativa, baseada na aprendizagem por pares. Essa pedagogia é usada especialmente nas aulas práticas, mas também permeia as teóricas.
2. A principal diferença é que as aulas teóricas também seguirão uma pedagogia ativa, adotando a estratégia de sala de aula invertida. Ou seja, a parte passiva do aprendizado será feita em casa, enquanto a parte ativa será o foco das aulas presenciais. Assim, vocês deverão assistir às videoaulas gravadas (assíncronas), responder os quizzes internos das videoaulas e fazer as leituras pedidas em casa, antes da respectiva aula presencial. O material do Bloco 2 já está todo disponível no moodle da disciplina, então vocês terão tempo de sobra para se organizar e consumí-lo com calma semana a semana. Vale ressaltar que é fundamental que todos tenham feito o dever de casa antes de cada aula.
3. As aulas serão dadas integralmente na Sala de Multimídia 2, não ocorrendo troca de salas. Cada pessoa poderá gerenciar o tempo como preferir, ficando livre para lanchar, tomar água, alongar-se, ir ao banheiro etc. quando lhe for mais conveniente, sem que haja um intervalo coletivo.
4. Em sala, focaremos a primeira parte em discutir os temas das videoaulas e leituras. Vocês não precisam se limitar ao material passado, porque não trabalhamos com fontes únicas ou fechadas, tipo livros-texto. Caso encontrem material adicional sobre o tema tratado em uma dada semana, sintam-se à vontade para colocá-lo em discussão também.
5. Depois dessa discussão, na segunda parte, partiremos para a respectiva prática. Assim como no Bloco 1, as práticas complementarão as teóricas, formando um contínuo de aprendizagem.
6. As práticas foram desenhadas para caber com sobra dentro do horário de aula, de modo que os relatórios deverão ser entregues via moodle no mesmo dia, antes do término da aula.
7. Vale ressaltar, novamente, que é fundamental que todos tenham feito o dever de casa antes de cada aula.
Em caso de dúvidas, por favor, não hesitem em perguntar aos docentes.