Compressão de Área Dinâmica Ampla (WDRC)


Um outro objetivo do uso da compressão nos aparelhos de amplificação sonora individuais é propiciar a audibilidade dos sons de fraca intensidade.   Para isto é utilizada a compressão de área dinâmica ampla (wide dynamic range compression -WDRC).  

A compressão WDRC possui as seguintes características (Killion, 1996a; Venema 2000; Dillon, 2001):

  • Limiar de compressão: baixo, entre os valores de 30 a 50-55 dB NPS.  
  • Razão de compressão: baixa, menor que 5:1
  • Tempo de ataque:  curto
  • Tempo de recuperação: relativamente curto.


A figura 1 mostra um aparelho hipotético com compressão WDRC. Nesta figura podem ser observados um limiar de compressão baixo (em torno de 30 dB NPS) e uma razão de compressão baixa, menor do que 2:1. 

A região linear (ganho constante) é "pequena", neste exemplo vai de 0 a 30 dB NPS.  

Observe que para um sinal de entrada (eixo x) de 20 dB NPS, a saída do AASI (eixo y) é igual a 50 dB NPS. Ou seja, esta sendo fornecido um ganho de 30 dB.   Ja para um som de entrada de 60 dB NPS, a saída é de aproximadamente 85 dB NPS - ou seja, o ganho fornecido é de 25 dB. 

Sendo assim eu posso dizer que o ganho que este AASI fornece para um som de intensidade fraca (20 dB NPS) é maior do que o ganho fornecido para um som de intensidade média (60 dB NPS).  Por esta razão, é dito que a compressão WDRC promove maior ganho para os sons fracos, ou maior audibilidade para sons de fraca intensidade. 

Pelo fato da compressão WDRC fornecer maior ganho para sons de fraca intensidade é dito que este tipo de compressão tenta imitar a função das células ciliadas externas.  

 

WDRC

Figura 1: AASI hipotético com compressão WDRC. 


Muitos AASIs possuem tanto a compressão WDRC como a compressão de limitação em seu circuito, cada uma com um objetivo diferente:

  • A compressão WDRC: para promover maior audibilidade para sons fracos 
  • A compressão de limitação: para limitar a saída máxima.  
Veja que a figura 2 mostra  outro ponto de inclinação, em torno de 80 dB NPS.  A partir deste ponto ocorre uma mudança abrupta do ângulo da reta.  Neste ponto, a compressão de limitação de saída está começando a atuar.


É possível perceber a diferença entre a compressão WDRC e a compressão de limitação?

A figura 2 mostra as curvas de entrada e saída para dois AASIs hipotéticos, um com compressão WDRC e outro com compressão de limitação. Pode ser observado que a compressão WDRC fornece maior ganho para os sons fracos e menor ganho para sons médios em comparação à compressão de limitação. 


WDRC e limitacao

Figura 2: Curvas de entrada e saída de um AASI WDRC (linha azul) e um AASI com compressão de limitação (linha vermelha).


Venema (1998; 2000) relata que devido à isto indivíduos acostumados a usar aparelhos que tenham apenas o corte de picos ou apenas a compressão de limitação podem estranhar inicialmente a compressão WDRC.  Estes pacientes podem achar "pouco" o ganho fornecido aos sons de média intensidade e achar "forte" o ganho fornecido aos sons de fraca intensidade. 

Algumas vezes após um período de aconselhamento e um tempo de uso do AASI alguns usuários se adaptam ao uso de aparelhos com compressão WDRC. Em outros casos, porém, os usuários não se acostumam com a utilização dos aparelhos WDRC sendo necessário que estes permaneçam com a utilização de aparelhos com apenas corte de picos ou apenas compressão de limitação. 


Last modified: Friday, 16 September 2022, 1:35 PM