O que é o REIG?

Definição formal (S3.46)

Diferença em decibel, em função da frequência entre a REAR e a REUR, obtida no mesmo ponto de medição do CAE e nas mesmas condições de campo livre.


Definição informal 

É o chamado "ganho de inserção" - reflete a amplificação (dB) fornecida somente pelo AASI. 


Parâmetros para a medição

O ganho de inserção não é uma medida por si só, ela descreve um cáculo, isto é a diferença entre a REAR (REAG) e REUR (REUG).


 


Para que esta diferença seja calculada é necessário que a REAR e REUR sejam obtidas com o mesmo tipo de estímulo.  

Também é recomendada a utilização de três intensidades diferentes: fraco (50 dB NPS),  médio (65 dB NPS) e forte (80 dB NPS).


Análise do REIG

A figura abaixo mostra as medidas da REAR e REUR  - a diferença entre elas é o REIG. Este cálculo é feito pelo equipamento de medidas com microfone sonda automaticamente, ou seja, o equipamento calcula a diferença entre o nível de pressão sonora gerado no CAE, com e sem o uso da amplificação, em cada frequência. 

O resultado desta subtração é exibido na tela do equipamento, juntamente com o target do método prescritivo selecionado pelo fonoaudiólogo. 




REIG e equiparação ao alvo

A figura abaixo mostra a REIG e o target da regra NAL-NL2 para a intensidade de 65 dB NPS.  Os mesmos critérios de equiparação ao target descritos no tópico sobre a REAR se aplicam ao REIG. 

Observa-se uma boa equiparação entre o REIG e target, com exceção da região de frequencia entre 125 e 250 Hz e também a região acima de 4 kHz.  A partir desta análise, o profissional pode ou não fazer modificações na regulagem do AASI e realizar medidas subsequentes do REIG para verificar o efeito destas modificações. 



Com as características disponíveis nos AASIs atuais realizar a verificação utilizando a medida do REIG pode ser problemática. Desta forma, na clínica utilizaremos a medida da REAR. 

 

Para que serve o REIG?

O principal uso da REIG é determinar se o AASI com um ajuste particular está atingindo o target proposto pela regra prescritiva.