Desde o início desta disciplina estamos comentando sobre o caso do Sr. João da Silva. Vamos rever os pontos principais abaixo. 

  • Idade: 68 anos, 
  • Profissão: aposentado. 
  • Queixa: “Não entendo bem o que as pessoas falam, principalmente em lugares com  barulho (sic)”. 
  • Diagnóstico: perda auditiva sensórioneural moderada bilateral 


Instrumento COSI (Escala de Melhoria Segundo o Cliente)

Situações de maior importância para melhorar sua audição, nesta ordem de prioridade: 

  1. Entender melhor sua esposa 
  2. Entender os familiares (filho, netos) em conversas como almoço ou jantar em família
  3. Entender o que o filho e netos falam ao telefone (telefone fixo)
  4. Compreender a conversa com os amigos quando "falam todos juntos" (jogo de baralho)
  5. Entender o que é dito na televisão (jornal e jogo de futebol).


Seleção das características estruturais e acústicas do molde auricular. 

  • Tipo de molde (característica física do molde): invisível (orelha direita e orelha esquerda). 
  • Material do molde: acrílico. 
  • Modificações acústicas: Foi selecionada ventilação com diâmetro de 2 mm a fim de diminuir a amplificação de frequencias baixas (que estavam mais preservadas) e também evitar o efeito de oclusão.  


Seleção do AASI. 

  • Tipo do AASI: Mini-retroauricular
  • Seleção das características eletroacústicas do AASI: o método prescritivo NAL-NL2 foi selecionado para calcular o ganho acústico, a resposta de frequencia e a saída do AASI para o paciente, a fim de compensar sua perda auditiva. Os cálculos matemáticos são feitos diretamente no software de programação do AASI
  • Modelo de AASI selecionado: O fonoaudiólogo selecionou, para ambas orelhas, o AASI Naida S III SP, da marca Phonak.  Este aparelho possui compressão WDRC de 4 canais. Além disto, apresenta redutor digital do ruído e redutor de microfonia. 


Programação do AASI 

O fonoaudiólogo realizou a prescrição das características eletroacústicas (ganho para sons de fraca, média e forte intensidade e saída máxima) tendo como base a regra NAL-NL2.  Esta prescrição, feita no software de programação do AASI, gerou "targets" (alvos) para serem atingidos com o ajuste do AASI.

O software de programação ajustou o AASI para se equiparar ao target (alvo) prescrito. 

A figura abaixo mostra a tela do software de programação. Ela exibe as curvas dos valores prescritos pela regra NAL-NL2 (linha mais fina) para sons de entrada de 50, 65 e 80 dB NPS e sa[da máxima (MPO). Também mostra as curvas da simulação da saída do AASI Naida S III SP.  É dificil distinguir as curvas dos valores prescritos e dos valores simulados porque na tela do programador elas estão bem próximas.  




Então, neste caso a tela do software de programação está mostrando que a saída (níveis de pressão sonora) que supostamente serão fornecidos pelo AASI na orelha do paciente, estão equiparados ao target (alvo) da regra NAL-NL2. 

Porém, como foi dito, trata-se de uma simulaçãoÉ necessário que o fonoaudiólogo se certifique que o AASI realmente esteja fornecendo estes níveis para o paciente. Isto é feito na etapa de verificação do desempenho eletroacústico que será abordada agora. 










  


Last modified: Friday, 23 September 2022, 11:40 AM