Compressão Multicanal:

Conforme dito anteriormente uma das finalidades do sistema de compressão é prevenir o desconforto auditivo. A dificuldade em atingir esta meta reside no fato de que grande parte dos deficientes auditivos possui diferentes limiares de audição para diferentes freqüências. Desta forma a área dinâmica da audição pode ser maior em algumas regiões de freqüência do que em outras. Isto significa que os indivíduos podem tolerar melhor a amplificação em uma determinada região de freqüência do que em outra.

A figura 1 mostra os limiares auditivos do ouvido direito de um indivíduo hipotético.  A linha vermelha indica a região de desconforto. As setas pretas indicam a área dinâmica de audição. Pode ser observado que a área dinâmica nas freqüências de 250 e 500 Hz é maior do que aquela da região de 2k e 4k Hz. A implicação para isto é que este indivíduo necessitará de maior compressão dos sons agudos do que para os sons graves.

area dinamica1

Figura 1: Área dinâmica da audição.  


Alguns aparelhos possuem apenas um canal de compressão. A compressão monocanal ocorre quando o sinal de entrada é processado pelo amplificador como um todo, ou seja, uma quantidade única de compressão é aplicada em todas as freqüências (graves, médias e agudas).

Na compressão multicanal o sinal é dividido em partes, processado de maneira independente, sendo recombinado no estágio de saída (Starkey, 1997), como mostra a figura 2.


comp multicanal1

Figura 2: Diagrama da compressão multicanal.  


Nos casos de aparelhos que possuem compressão multicanal é possível fornecer uma quantidade de compressão diferente para diferentes regiões de freqüência. Este circuito permite que as características da compressão sejam manipuladas independentemente em cada canal, o que lhe confere maior flexibilidade de ajustes (Killion, 1993; Staab e Lybarger, 1999).

 

A lógica subjacente ao uso da compressão multicanal é que a perda auditiva, a área dinâmica de audição e a energia de sinais e ruídos no ambiente variam com a freqüência e, por conseguinte, a necessidade de compressão também deve variar (Dillon, 2001). 

A figura 3 mostra um exemplo de aparelho com múltiplos canais de compressão. Neste aparelho em específico é possíveis controlar a quantidade de ganho fornecida para os sons fracos e sons fortes, o limiar de compressão (CK) e a razão de compressão (CR) em cada canal. 


comp multi 2

Figura 3: Exemplo de AASI com compressão multicanal.


















Última modificación: viernes, 16 de septiembre de 2022, 16:13