Tipos de Compressão - Compressão de Limitação


O circuito de compressão pode ser utilizado nos aparelhos de amplificação sonora individuais com diferentes objetivos. Um destes objetivos é limitar a saída máxima para sons muito intensos, com o objetivo de prevenir o desconforto auditivo ou até mesmo prevenir uma perda auditiva adicional. 

Para esta finalidade é utilizada a compressão de limitação


Quais são as características da compressão de limitação?

A compressão de limitação (sinônimos: AGCo, compression limiting) apresenta as seguintes características (Dillon, 2001; Killion, 1996a; Venema, 1998):

  • Limiar de compressão alto: em torno de 80 dB NPS ou maior
  • Razão de compressão alta: maiores ou iguais a 5:1. 
  • Tempo de ataque: curto
  • Tempo de recuperação: curto

A figura 1 mostra o gráfico de entrada e saída de um aparelho com compressão de limitação. Nesta figura podem ser observados um limiar de compressão alto (em torno de 80 dB NPS) e uma razão de compressão bastante alta (maior do que 20:1). 


limitacao

Figura 1: AASI hipotético com compressão de limitação. 


Em um aparelho com compressão de limitação, a região linear será ampla o que significa que será fornecida uma quantidade constante de ganho para uma grande área de sinais de entrada (no exemplo acima, vai de 0 a 80 dB NPS - eixo x).   Também verifica-se uma abrupta mudança da inclinação da curva após o limiar de compressão (80 dB NPS).  A razão de compressão é alta - ou seja, o aparelho está comprimindo bastante os sinais de entrada para evitar deste desconforto auditivo.  


A Compressão de Limitação e o Corte de Picos são iguais?

Tanto a compressão de limitação como o corte de picos são utilizados no AASI com um mesmo objetivo:  limitar a saída máxima e evitar o desconforto auditivo.  

A vantagem da compressão de limitação é que ela oferece menor distorção do que o corte de picos. 


Para quem é indicada a compressão de limitação?

A compressão de limitação é  utilizada em quase todos os AASIs com este propósito de limitar a saída máxima.  

Ultime modifiche: venerdì, 16 settembre 2022, 13:04