Problema 1 - Manchas Vermelhas 

Você recebe em se consultório Raya, paciente de 19 anos, feminino, branca, solteira, estudante, natural e procedente de Pederneiras. Raya refere a presença de marcas vermelhas no corpo todo. Ela relata que apareceram manchas avermelhadas elevadas há cerca de 2 semanas, começando no antebraço, e depois comprometendo o tronco e também o memebros inferiores. Ela achou que pudesse ser alérgico, pois tem alergia a pelo de gado e começou a tomar anti-histaminico, sem muitos efeitos. Mas há 3 dias começou a sentir cansaço, mialgia, cefaléia e prostração e mediu a febre que estava em 38,1°C, que cedeu com dipirona.

Relata ter tido varicela e rubéola. Nega ter tido sarampo e caxumba (mas foi vacinada).

AP: Menarca aos 11 anos, vida sexual ativa, mas sem uso de preservativos. Nega hipertensão ou diabetes. Tem alergia a pelo de gato.

Ao exame físico a paciente apresenta-se em bom estado geral, orientada, temperatura axilar 37,9°C, corada, hidratada, anictérica, acianótica, eupneica

FC: 85 bpm, FR: 13 ipm, PA = 125x85 mmHg

Presença de máculas e pápulas eritematosas, não confluentes, com leve descamação. As lesões são menores de 1 cm e se distribuem por tronco, membros superiores e inferiores, incluindo palma das mãos e planta dos pés.

mod18sem1fig1


AR: Murmúrios vesicular presentes bilateralmente, sem ruídos adventícios

ACV: Bulhas rítmicas normofonéticas em 2 tempos sem sopros. Pulsos periféricos, palpáveis e cheios

Abdome: Plano, sem cicatrizes, indolor à palpação. Ruídos hidroaéreos presentes, sem visceromegalias

 


Última atualização: segunda-feira, 9 nov. 2020, 20:14