2.1. Instruções sobre as atividades por meio de texto;
Considerando-se a atual situação de isolamento social imposta pela pandemia de COVID-19, surgiram diversas questões a serem pensadas no que se refere à formação de professores, principal função da FEUSP. Dentre elas podemos destacar a continuidade das disciplinas do 1º semestre de 2020 na USP como um todo. Devemos ter a consciência de que:
1) a disciplina não foi planejada para ser executada na modalidade de ensino à distância (EaD);
2) parcela da comunidade acadêmica não tem acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC);
3) O próprio professor encarregado das turmas EDA04632020123 e EDA04632020143, prof. Samuel Robes Loureiro, é um dos que entendem que as TDIC não substituem o ensino presencial, em especial na formação de professores, uma vez que as interações e relações sociais estabelecidas no dia a dia da sala de aula são fundamentais para a formação de educadores;
4) outro grupo, apesar de ter acesso às TDIC, por posição pessoal não pretende aderir a qualquer modelo de educação a distância;
5) quando retornarmos às atividades presenciais, em data que não é possível precisar neste momento, as experiências de outros países indicam que as salas de aula terão restringido o número de estudantes;
6) parcela dos estudantes tem compromissos com suas carreiras acadêmicas, como intercâmbios, formaturas etc.
A partir dessas e outras considerações, foram planejados diferentes sistemas para a continuidade da disciplina com base no “possível” de ser executado nas atuais circunstâncias, ainda que isso prejudique a qualidade do curso. No momento, o fundamental é mitigar os efeitos da pandemia em todos os aspectos, incluindo a continuidade das disciplinas na universidade. Por isso, serão validadas as atividades remotas para @s alun@s que puderem e desejarem continuar com essas atividades. Por outro lado, em data que ainda não podemos precisar, retornaremos às atividades presenciais, voltadas para @s alun@s que não puderam, ou não quiseram, aderir às atividades remotas.
No que se refere à frequência às aulas, visando não cometer injustiças, será computada a frequência para tod@s @s alun@s matriculados nas turmas EDA04632020123 e EDA04632020143 até a 11ª aula, o que corresponde a 64% de frequência. Com isso, @s alun@s, tanto que optarem pela validação das atividades a distância quanto pelas aulas presenciais, terão ainda 36% de aulas a serem assistidas. Lembro que para ser aprovado, @ alun@ deverá ter ao menos 75% de frequência e nota superior a 5,0. Cada aula na modalidade presencial e cada atividade remota válida para a frequência corresponderá a 9% de frequência, assim, para completar 100%, @ alun@ deverá assistir quatro aulas presenciais ou participar de quatro atividades remotas. Relembro que as aulas presenciais retornarão em data que ainda não podemos precisar.
Só a título de esclarecimento, as atividades típicas da EaD são, normalmente, classificadas em quatro tipos:
1) atividades que não registram nem frequência e nem são avaliadas;
2) atividades utilizadas para registrar frequência;
3) atividades utilizadas para avaliação; e
4) atividades utilizadas para registro de frequência e avaliação.
Para @s alun@s das turmas EDA04632020123 e EDA04632020143 que desejarem que suas atividades remotas sejam validadas, foi definido que essas atividades terão validade tanto para a frequência quanto para a avaliação. As atividades previstas são a elaboração de resumos dos textos disponibilizados para a disciplina no e-disciplinas. Cada alun@ deverá escolher, dentre os textos disponibilizados, quantos textos desejar resumir.
Cada resumo será utilizado para registro de 9% de frequência e a média das quatro maiores notas dos resumos será utilizada como a nota da disciplina.
Os resumos são limitados a um máximo de 2000 caracteres, incluindo espaços, e devem conter uma apresentação do texto, incluindo a identificação dos autores; os objetivos; as hipóteses ou ideias principais; as conclusões e uma crítica d@ alun@. A nota de cada resumo será definida a partir do preenchimento dos requisitos exigidos para o resumo, a coerência do texto e a limitação aos 2000 caracteres com espaços, como segue:
1) apresentação do texto: 0,5 ponto;
2) identificação dos autores: 0,5 ponto;
3) objetivos do texto: 2,0 pontos;
4) hipóteses ou ideias principais: 2,0 pontos;
5) conclusões: 2,0 pontos
6) crítica ao texto: 2,0 pontos.
7) Coerência do texto: 1,0. ponto
Total: 10,0 pontos para cada resumo.
Limitação aos 2000 caracteres com espaço: os itens de avaliação que forem escritos após o 2000º caractere não serão avaliados.
O presente formulário será utilizado para que @s alun@s das turmas EDA04632020123 e EDA04632020143 registrem os resumos de leitura dos textos disponibilizados para a disciplina no e-disciplinas da USP. Havendo seis campos próprios para que @s alun@s registrem seus resumos. Relembrando que @s alun@s não são obrigados a fazer seis resumos, pois cada resumo representa 9% de frequência e a nota será dada pela média das quatro maiores notas dos resumos.
Exemplificando temos:
1) @ alun@ não fez nenhum resumo:
- já tem 64% de frequência (registrada para todos);
- não realizou nenhuma atividade válida para a frequência e nem para a nota;
- reprovará por frequência e nota com média 0;
- poderá recuperar a nota e a frequência durante as aulas presenciais.
2) @ alun@ fez um resumo:
- já tem 64% de frequência (registrada para todos);
- somará 9% de frequência por execução de atividade EaD, totalizando 73% de frequência;
- sua nota será a média das quatro maiores notas dos resumos, suponhamos que @ alun@ tirou 10, sua média será
(10 + 0 + 0 + 0) = 2,5
4
- reprovará por frequência e nota com média 2,5;
- poderá recuperar a nota e a frequência durante as aulas presenciais.
3) @ alun@ fez dois resumos:
- já tem 64% de frequência (registrada para todos);
- somará 18% de frequência por execução de atividade EaD, totalizando 82% de frequência;
- sua nota será a média das quatro maiores notas dos resumos, suponhamos que @ alun@ tirou 10 no primeiro resumo e 8 no segundo, sua média será
(10 + 8 + 0 + 0) = 4,5
4
- reprovará por nota, dentro da margem de recuperação, com média 4,5;
- poderá recuperar a nota e a frequência durante as aulas presenciais.
4) @ alun@ fez três resumos:
- já tem 64% de frequência (registrada para todos);
- somará 27% de frequência por execução de atividade EaD, totalizando 91% de frequência;
- sua nota será a média das quatro maiores notas dos resumos, suponhamos que @ alun@ tirou 10 no primeiro resumo, 8 no segundo e 9 no terceiro, sua média será
(10 + 8 + 9 + 0) = 6,75
4
- será aprovado por nota e frequência com média 6,75.
5) @ alun@ fez quatro resumos:
- já tem 64% de frequência (registrada para todos);
- somará 36% de frequência por execução de atividade EaD, totalizando 100% de frequência;
- sua nota será a média das quatro maiores notas dos resumos, suponhamos que @ alun@ tirou 10 no primeiro resumo, 8 no segundo, 9 no terceiro e 7 no quarto, sua média será
(10 + 8 + 9 + 7) = 8,5
4
- será aprovado por nota e frequência com média 8,5.
6) @ alun@ fez cinco ou mais resumos:
- já tem 64% de frequência (registrada para todos);
- somará 36% de frequência por execução de atividade EaD, totalizando 100% de frequência;
- sua nota será a média das quatro maiores notas dos resumos, suponhamos que @ alun@ tirou 10 no primeiro resumo, 8 no segundo, 9 no terceiro, 7 no quarto, 10 no quinto e 10 no sexto. Suas maiores notas são 10; 10; 10; e 9, as notas 7 e 8 serão desconsideradas na nota final. Portanto sua média será
(10 + 9 + 10 + 10) = 9,75
4
- será aprovado por nota e frequência com média 9,75.
O prazo final para entrega dos resumos é 21 ago. 2020.
@s alun@s devem preencher o presente formulário para envio dos resumos, pois trata-se de documento histórico, as considerações e instruções aqui contidas servirão para registro das medidas adotadas nesse período.
Cabe esclarecer que, apesar da frequência ser medida por meio da entrega dos resumos, serão mantidos os encontros semanais d@s alun@s com o professor pelo google meetings, com o intuito principal de sanar dúvidas. Por isso, esses encontros não são obrigatórios. Além desses encontros, @s alun@s poderão encaminhar suas dúvidas e sugestões pelo e-mail samuel.loureiro@usp.br.
O formulário contanto os resumos poderão se entregues preferencialmente peloa atividade do tipo tarefa constante do item 2.5.