Problema 4 - MoviMENTE-se

Pode-se afirmar que o corpo humano é projetado para o movimento. Aproximadamente 40% do nosso organismo é formado por músculos que impulsionam o nosso esqueleto. Somos dependentes da atividade física para a manutenção de músculos, ossos e melhor função dos órgãos e sistemas em geral. Porém, as complicações da imobilização nem sempre foram reconhecidas como causa de disfunções. Apenas há alguns anos, a atenção dos profissionais da saúde está voltada aos malefícios do repouso prolongado, especialmente na população idosa.

A Síndrome da Imobilidade é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da falta de movimento. Acontece quando uma pessoa fica restrita a uma poltrona ou ao leito, por tempo prolongado. Múltiplas podem ser as causas desta restrição. É

importante reconhecer que as implicações físicas e psicológicas podem ser tão graves a ponto de levar ao óbito. Muitas vezes, por falta de informação ou falta de orientação médica adequada, a família e/ou cuidador dificultam a movimentação do idoso. A intenção na maior parte das vezes é boa: evitar que o idoso caminhe ou pratique atividade física reduziria o risco de quedas, acidentes e fraturas.

É altamente recomendável que uma avaliação clínica e física seja feita por profissional competente para determinar qual o tipo e intensidade de atividade indicada para o idoso respeitando suas limitações físicas e condições cardiovasculares. No entanto, independente da intensidade da atividade, é muito importante que o idoso seja incentivado a se movimentar pois isso esta diretamente relacionado à sua autonomia.

Zuletzt geändert: Sonntag, 24. Mai 2020, 16:52