Olá Pessoal.

De maneira geral, vocês tiveram um bom aproveitamento do conteúdo sobre Habilidades de Comunicação que é imprescindível para a realização das atividades clínicas do farmacêutico. Esse assunto não termina aqui, pois o mesmo será abordado transversalmente aos demais conteúdos da disciplina.

Para aqueles que ficaram com dúvidas, abaixo pode-se verificar aspectos importantes de cada questão trabalhada.

1. Considerando o vídeo “O Poder da Empatia”, diferencie simpatia e empatia.

Aspectos importantes para a resposta:

A empatia é tentarmos entender a “situação” do outro, tendo a capacidade de ver e compreender a realidade através dos olhos da pessoa que vivem tal situação. Enquanto que a simpatia é um sentimento de afinidade com determinada pessoa, que leva o indivíduo a estabelecer uma harmonia. A simpatia tem como objetivo estar com o outro e agradar e a empatia tem como objetivo conhecer e compreender.

2. A mensagem que desejamos transmitir para o paciente nem sempre é a mensagem recebida pelo mesmo. Cite ferramentas que o farmacêutico pode utilizar para garantir a comunicação efetiva com o paciente para cada um dos elementos que influenciam na comunicação.

Aspectos importantes para a resposta:

Para evitar a interferência de ruídos (elementos físicos externos) podemos garantir que a consulta seja realizada em uma sala reservada, onde o ambiente seja calmo e evite interrupções à consulta (como chamadas telefônicas, e entrada e saída de pessoas aleatórias). Enquanto que para evitar as interferências (internas aos comunicadores) é importante utilizar linguagem adequada ao nível educacional do paciente (interferência cognitiva), lançando mão de pictogramas, jogos e boletins como ferramentas educativas; para evitar as interferências emocionais é importante avaliar a situação emocional/psiquiátrica do paciente para realizar intervenções/encaminhamentos quando necessário e resolvê-los quando possível para permitir a efetividades do plano terapêutico; além disso, o profissional precisa se corresponsabilizar pela saúde do paciente, demonstrando interesse pelo mesmo, deixando de lado pré-conceitos e estereótipos para se evitar as interferências socioculturais.

3. Quais as principais formas de comunicação não verbal e qual a importância para o sucesso da consulta farmacêutica?

Aspectos importantes para a resposta:

Dentre as formas de comunicação não verbal destaca-se a postura ou expressão corporal, expressões faciais, gestos, forma de se vestir ou aparência e proximidade ao paciente. A comunicação não verbal é tão importante quanto a comunicação verbal, pois informações são enviadas ao receptor por meio da postura, gestos e expressões faciais, etc, mesmo que de forma inconsciente. Importante destacar que mesmo que uma pessoa esteja mentindo ou ocultando informações, ela dará pistas por meio da sua postura, gestos, expressões faciais, tonalidade e outros aspectos.

Fiquem atentos ao cronograma das próximas atividades e não deixem de realizá-las!

Abraço

Última atualização: segunda-feira, 6 abr. 2020, 14:35