OPINIÃO PÚBLICA E POLÍTICA EXTERNA

2020.1

Instituto de Relações Internacionais - USP


Prof Leandro Piquet Carneiro

Assistente Conrado Ottoboni Baggio

 

Como será o curso

O objetivo do curso é explorar as relações entre opinião pública e política externa oferecendo aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a literatura sobre o tema e, simultaneamente, usar esse conhecimento para produzir um artigo utilizando os bancos de dados disponíveis, em particular a pesquisa comparada, Brasil, as Américas e o Mundo: Política Externa e Opinião Pública.

O curso utiliza a metodologia de aprendizagem baseada em problemas (conhecida como PBL), os alunos serão expostos à problemas encontrados na literatura sobre política externa e serão estimulados a definir seus próprios objetivos de aprendizagem no curso. Posteriormente, cada um irá desenvolver  estudos e análises independentes utilizando pesquisas de opinião pública e os conceitos discutidos nos seminários antes de retornar ao grupo para apresentar e refinar seus trabalhos. O processo ao longo do semestre está claramente definido: teremos aulas expositivas breves sobre o tema política externa e opinião pública; aulas sobre as técnicas de análise de dados de survey e sessões nas quais os alunos farão exposições sobre seus artigos.   Essas sessões de apresentação dos trabalhos será a parte principal do curso e da avaliação dos alunos.

 O curso será, portanto, orientado para a realização de atividades práticas (com bases de dados de pesquisas de opinião pública) e oferecerá uma visão geral dos  principais modelos interpretativos sobre como a opinião pública se forma, qual o papel das instituições e das lideranças políticas e sociais na sua formação e qual seu provável impacto sobre a ação externa dos governos. Ao mesmo tempo, os alunos serão apresentados às principais pesquisas sobre o assunto feitas no Brasil e no exterior e terão oportunidade de aprender a trabalhar com os bancos de dados de surveys de forma prática.

Desenvolvimento da disciplina

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas, conferências de especialistas, seminários realizados por alunos e sessões no laboratório de informática sobre a utilização de bancos de dados de pesquisas de opinião sobre política externa. Nas sessões do laboratório de informática será utilizado o software Stata.

Requisitos

Espera-se que os estudantes de graduação tenham cursado Métodos Empíricos de Pesquisa I e II do IRI ou equivalentes.

Avaliação

 O trabalho final será individual e a nota final será composta da seguinte forma:

 

1. Participação em seminário (2 pontos).

2. Apresentação escrita e oral de proposta do artigo final com até  4 páginas: definindo o tema, a pergunta e sua relação com a bibliografia e os dados  que serão utilizados. (2 ponto)

3. Artigo final, de no máximo 12 páginas ou 10.500 caracteres (sem espaço), digitado em  corpo 12 e espaço 1,5. (6 pontos) Moodle-Stoa.


Os alunos devem se inscrever no Moodle-Stoa USP para ter acesso aos textos, bancos de dados, informações e comunicados.

 

 

Programa e Bibliografia

 Aula 1

Tema: Natureza da opinião pública: Opinião e sistema de crenças .Comportamento segundo crenças e valores vs. Ignorância racional

Inspiração:

Popkin, Samuel. 1993. The Reasoning Voter. Chapters 1-2.

Kelly, Stanley Jr. and Thad W. Mirer. 1974. The Simple Act of Voting. American Political  Science Review 68(January): 572-591. (JSTOR)

James Stimson, Tides of Consent, Cambridge University Press, 2004.cp. 1- pags. 1-20

Aula 2

Tema: Valores e Mudanças Políticas: A Hipótese Culturalista

Inspiração:

 Inglehart, R. The Renaissance of Political Culture; The American Political Science  Review, Vol. 82, No. 4 (Dec., 1988), pp. 1203-1230.

 Inglehart, R. &Welzel, C. Modernization, Cultural Change and Democracy: The Human Development Sequence, New York and Cambridge: Cambridge University Press, 2005, Capítulos 1 e 3.

 “Understanding democracy: Data from unlikely  places”, Journal of Democracy, Vol. 18, Nº 4, 142-156, 2007.

 Amaury de Souza,2009. A agenda Internacional do Brasil: de FHC a Lula, Ed. Campus, Introdução

Aula 3

Tema: Surveys e bancos de dados sobre opinião pública e assuntos internacionais e como utilizá-los.

 Pesquisas:

Brasil, Américas e o Mundo, Latinobarometro, LAPOP,  World Values Survey, Chicago Council of Global Affairs

 Aula 4

Prática: Introdução ao uso do Stata.

Aula 5

 Seminário: Primeira rodada de apresentação dos trabalhos finais.

Aula 6

Tema: Opinião pública e política externa Interesse e informação sobre assuntos internacionais: Públicos de massa  versus  comunidade de política externa

 Inspiração:

Holsti, Ole, “Public Opinion and Foreign Policy: Challenges to the Almond-Lippmann  Consensus.” 1992. International Studies Quarterly 36(December): 439-466. (JSTOR)

 Eugene R. Wittkopf , “What Americans really think about foreign policy,” The Washington  Quarterly v19.n3 (Summer 1996).

 Benjamin Page and Robert Shapiro, “Foreign Policy and the Rational Public”, Journal of  Conflict Resolution,Vol. 32, No. 2. (Jun., 1988), pp. 211-247.

 Aula 7

Seminário temático especial:  Perspectivas gerais sobre a relevância do continente africano no Brasil e sua evolução

 Conrado Ottoboni Baggio

Aula 8

Tema: Política externa e opinião pública no Brasil

Inspiração:

Amorim Neto, Octavio, 2012. De Dutra a Lula: a condução e os determinantes da política externa brasileira, Elsivier Edt

Pinheiro, Leticia, Política Externa Brasileira, Ed. Zahar, serie Descobrindo o Brasil.

Barreto, Fernando de Mello, 2012. A política externa após a redemocratização, Ed. Fundação Alexandre de Gusmão.

Amaury de Souza,2009. A agenda Internacional do Brasil: de FHC a Lula, Ed. Campus. Capítulos 1 e 2.

Aula 9

Seminário temático especial:  Terrorismo e Opinião Pública: perspectiva comparada entre Estados Unidos e Brasil

Aula 10

 Seminário de Apresentação dos artigos

Aula 11

Seminário de Apresentação dos artigos (continuação)



Última atualização: quarta-feira, 4 mar. 2020, 21:20