Programação
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Objetivo:
A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos uma introdução aos estudos empíricos relacionados com as grandes áreas do curso de bacharelado em Relações Internacionais. Além de apresentar os conceitos estatísticos necessários para uma análise descritiva dos dados, a disciplina tem como principal motivador a análise de dados de economia, história e política comparada em laboratório de informática usando como ferramenta os softwares Excel, Stata e R.
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Nesta pasta encontram-se textos variados sobre distintas temáticas relacionadas a: filosofia da ciência, método científico, métodos empíricos, estatística descritiva, estatística inferencial, desenho de pesquisa e elaboração de projetos de pesquisa
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Este chat é um dos canais de comunicação disponíveis para contato com o professor
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Nesta pagina estão as instruções para o andamento virtual da disciplina
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- Introdução ao Programa e diretrizes gerais da disciplina
- Discussão inicial sobre método empírico
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Texto Obrigatório
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Texto Complementar
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Texto Complementar
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Texto Obrigatório
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Texto Obrigatório
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Texto Obrigatório
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Texto Complementar
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Links que conduzem a algumas sugestões de bases de dados online de acesso a diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais, possibilitando buscas por assunto, título do manuscrito, autores, etc.
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O texto é um exemplo de tarefa 1 feito por estudantes de outra turma. O trabalho não está perfeito mas contém os principais elementos solicitados e serve como exemplo. É possível reduzir um pouco seu tamanho (2 páginas) e melhorar alguns parâmetros. Ainda assim, pode ajuda-los a uma orientação de formatação da Tarefa 1.
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Texto Obrigatório
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Breve texto sobre a produção gráfica de box plot, sua função e interpretação
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Texto Complementar
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Guia de apoio para utilização do Stata
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Texto de Apoio para o uso do Excel
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Breve roteiro com uma rotina que ensina a importar dados da internet para conformar um banco de dados no Excel.
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O desafio é construir no R um mapa da América do Sul, Europa, África, Ásia, Munícipios de um estado brasileiro ou virtualmente qualquer outro mapa onde é possível inserir o IDH por meio da intensidade de cores. Extamente como fizemos com o mapa do Brasil. É necessário indicar ao menos uma capital no mapa. É necessário também o script completo, além do mapa salvo em pdf. A legenda deve ter 8 níveis de intensidade de cor. Todos os bancos de dados utilizados no desafio devem ser enviados (mapas e dados do IDH).
Eu vou deixar um preparado da América do Sul, caso alguém tenha dificuldade e queira realizar o desafio.
Quem completar o presente desafio receberá um ponto extra na lista de exercícios.
É completamente opcional a realização desse desafio.
Fico a disposição,
Abraços
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A presente lista de exercícios cobre os conteúdos das aulas 2, 3 e 4. São oito questões totalizando 10 pontos.
As questões estão no arquivo anexo, em formato PDF. Há também uma base de dados para auxiliar a realizar as questões 3, 4 e 5, nomeadas assim nas abas do arquivo em excel. A tarefa é individual e deve ser preenchida por meio de documento de edição de texto (por exemplo word, txt...), indicando apenas os números das questões e as respostas. O documento com as respostas deve ser submetido no moodle, nesta tarefa 2, com seu nome completo e número USP.
A data de entrega é 24/04, como está indicado no moodle, deixando 21 dias para realização. No dia 25/04 eu disponibilizo o gabarito para as questões da lista. Isso ajudará vocês a se prepararem para a prova I da disciplina. Os exercicios da lista são importantes como parte do processo de consolidação do conteúdo do curso. Qualquer dúvida ou dificuldade, eu fico a disposição.
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A avaliação do curso será composta de avaliações em sala de aula (duas provas distribuídas ao longo do curso, sua média simples representará 30% da nota final), de um trabalho (peso 60% da nota final) e de participação em aula e realização de exercícios (peso 10%). No trabalho semestral, o aluno deverá aplicar os conceitos discutidos ao longo do curso em uma base de dados, a ser discutida previamente com os professores.
A média semestral será calculada da seguinte forma:
Média = Média das Avaliações*0,3+Trabalho*0,6+Exercícios*0,1
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Prezados(as),
Os trabalhos deverão ser entregues impressos ou via Moodle até o dia 17/06/2020 no caso da turma do noturno e 18/06/2020 no caso da turma do vespertino.
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Caros(as) alunos(as), a aula de hoje é composta por três vídeos, exercícios para casa e uma enquete sobre o curso. Os vídeos contem uma revisão de conceitos de estatística descritiva vistos na primeira parte do curso. O terceiro e último vídeo possui alguns exercícios para casa em Excel. Vocês não precisam me enviar a solução em Excel mas apenas a resposta ao questionário sobre esses exercícios disponibilizada no tópico da aula de hoje. A resposta aos questionários serão contabilizadas como notas de exercícios para o calculo da media ponderada do curso, bem como da frequência no curso. Por favor, respondam também à enquete para a melhoria do curso. Muito obrigada!
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Acessar o vídeo explicativo através de:
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Acessar o vídeo explicativo através de:
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Conteúdo disponível em:
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Forum para discussão do trabalho final e outras dúvidas do curso
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A aula dessa semana é composta por três vídeos sobre números-índices e um questionário. O primeiro vídeo versa principalmente sobre índices de preço no contexto brasileiro, o segundo sobre as metodologias de cálculo Laspeyres e Paasche e o terceiro sobre mudanças de base, encadeamento e deflator ímplicito do PIB. Sugiro que assistam aos vídeos e posteriormente respondam ao questionário. No dia 15 de maio, postarei também o gabarito do primeiro questionário.
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Vídeo-aula disponível em:
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Vídeo sobre as metodologias de cálculo Laspeyres e Paasche:
Vídeo sobre mudança de base e deflator implícito do PIB:
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Essa aula consiste de um vídeo teórico e um vídeo prático sobre taxas cambiais, sobre o qual há também um questionário para vocês responderem. Além disso, há um vídeo com orientações gerais sobre o desenvolvimento do trabalho. No dia 22 de maio, postarei também o gabarito do questionário da semana passada. Nota: Recomendo que assistam aos videos dessa aula antes da reunião dos dias 20 e 21/05 sobre o trabalho.
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Vídeo disponível em:
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Vídeo disponível em:
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Vídeo disponível em:
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Vídeo disponível em:
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Vídeo disponível em:
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Note que os dados das Taxas PPP para Rússia e Ucrânia estão invertidos em relação à ordem dos países na planilha de Gastos Militares.
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Vídeo disponível em:
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Vídeo disponível em:
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Vídeo disponível em:
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Exercícios para revisão sobre análise bidimensional, cujas respostas não devem ser entregues ao professor. O gabarito será postado na próxima semana.
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Exercícios para revisão sobre probabilidade, cujas respostas não devem ser entregues ao professor. O gabarito será postado na próxima semana.
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Caro aluno, por favor entregue o trabalho final através desse link, fazendo o seu upload para o Moodle. Cada grupo deve entregar o trabalho apenas uma vez, em nome de todos os seus integrantes. Não se esqueçam de identificar todos os integrantes no arquivo do trabalho. A entrega final deverá ocorrer até o dia 18/06.
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