Qual o conceito de testes?

Aferir se os requisitos funcionais e não funcionais estão implementados como planejados. Neste caso, um conceito fundamental é o alcance dos testes, denominados como cobertura dos testes.

O conceito da garantia da qualidade está no aspecto de controle. Considerando que é difícil ou quase impossível um sistema que envolve hardware, software, usuários e conectividade não tenham defeitos.

Um cenário real: o sistema apresenta erros na medida do uso, e as equipes agem reativamente para corrigir e gerar novas versões. Se o sistema for com arquitetura de alto acoplamento e os testes de aferições forem sem cobertura, as alterações podem impactar outras partes do sistema e os erros aparecem como "surpresas".

Um cenário de engenharia almejada: Arquitetura com desacoplamento adequado entre os módulos, e processos de testes funcionais e não funcionais sistemáticos e automatizados garantem que as modificações sejam controladas e a qualidade aferida. Quais as condições de funcionalidade e de não funcionalidade que o sistema responde adequadamente? Quais os limites para operação correta e incorreta?

TESTES FUNCIONAIS

- Os casos de usos, jornadas são subsídios para os casos de testes. Geralmente os testes são realizados manualmente, especialmente os que envolvem os usuários finais. Oportunidades: TESTES AUTOMATIZADOS, TESTES MANUAIS, MASSA DE TESTES, FLUXOS DE EXCEÇÕES E FLUXOS DE NORMALIDADE E TESTES DE REGRESSÃO.

- Os requisitos não funcionais como desempenho, acesso simultâneo, volume, consumo de energia, consumo de cpu e outros exigem uso de automação nos testes. Oportunidades: ROBOS DE TESTES, TESTES DE CARGA, SIMULADORES E MOCKS.

Exercício: Considerando que o seu site de comercio eletrônico contratou transação de pagamento com tempo de resposta menor que 300 milisegundos com a instituição financeira, elaborar um plano de testes do seu sistema, onde a funcionalidade de pagamento para usuário final é de menos de 5 segundos, com até 5000 acessos simultâneos. Considerar os RNFs:

- Tempo de resposta de pagamento com cartão < 5 segundos, 99,99%;

- Acessos simultâneos  >= 5.000 por minuto, 99,99%;

Considere que a IF não dispõe de ambiente de testes de carga.



Última atualização: quarta-feira, 22 mai. 2019, 11:49