Programação
Informações da disciplina
Nessa disciplina, você vai compreender o diálogo entre humanos e computadores, como identificar as barreiras que acontecem nesta relação e como projetar para superá-las.
Temos dois módulos. O primeiro módulo é o básico, no qual você vai ter que:
- estudar os conceitos fundamentais da área
- aguçar a sua capacidade de observação e crítica das interfaces que estão no seu cotidiano;
- desenvolver sua empatia com os usuários das interfaces e
- praticar algumas técnicas.
No final do módulo básico, você terá os instrumentos essenciais para considerar o usuário e sua experiência no desenvolvimento de aplicações e para dialogar com profissionais de UX do mercado.
O segundo módulo aprofunda a discussão de IHC e aponta tendências. Você aprenderá teorias que explicam a interação e estudará os fenômenos de interação em relação às tecnologias atuais. No final do módulo avançado, você poderá inovar com foco no usuário.
Este tópico reúne as informações gerais da disciplina: programação, regras de condução e avaliação, informações sobre projeto e seminários.
Entregas do projeto
- Apenas um aluno por grupo deverá preencher o formulário!
Aula 1 - Conceitos: interface, interação, usabilidade, UX
Os objetivos dessa semana são que você:
- Entenda o que é interface e interação;
- Compreenda o conceito de usabilidade e de experiência do usuário;
- Reflita sobre o que é qualidade quando se pensa em interação;
- Compartilhe seus conhecimentos com seus colegas.
Aula 2 - Fatores Humanos
Esta aula tem como base os estudos da Ergonomia, também conhecida como Engenharia de Fatores Humanos. Essa disciplina trata de compreender o funcionamento dos diversos processos que permitem ao ser humano sentir, perceber, compreender o mundo em que se insere, memorizar, agir e sentir.
Naturalmente, todos esses processos são bastante complexos. Eles vêm sendo estudados minuciosamente pelos pesquisadores da Psicologia Experimental, da Ergonomia e Fatores Humanos. Queremos, com essa aula, que você tenha uma visão global do ser humano e que compreenda que conhecer esses processos é necessário para você projetar uma tecnologia para uso humano, missão da disciplina de Interfaces Humano-Computador. Para tanto, vamos começar mostrando um modelo simplificado do “funcionamento” do ser humano, que compreende processos de sensação, percepção, memória e ação motora. Em seguida vamos nos dedicar a cada um desses processos, entendendo a visão, a audição, o tato, as reações motoras, a fala, a memória e a emoção.
Os objetivos dessa semana são que você:
· Entenda o que são fatores humanos. Nas aulas seguintes, vai ficar clara a sua importância para o projeto de sistemas interativos;
· Compreenda os processos de percepção, cognição, motricidade e emoção;
· Reflita sobre como os diferentes sistemas demandam diferentes processos humanos;
· Discuta com seus colegas sobre como diferenças individuais podem afetar a interação com a tecnologia.
Para tanto:
- veja o vídeo antes da aula
- responda às questões da provinha no início da aula
- realize as atividades propostas durante a aula e entregue-as no final!
Aula 3 - Design centrado no usuário
Nesta semana você será apresentado ao Design centrado no humano.
Nesta aula, vamos tratar do processo de design - a sequência de atividades que você deverá realizar para idealizar e construir um sistema, produto ou serviço adequado aos seus usuários.
Você já aprendeu, na disciplina de Engenharia de Software, que a construção de um sistema com qualidade depende da realização de uma sequência de atividades coordenadas. Você estudou diferentes modelos de processo que expressam formas diferentes de organizar essas atividades.
Nesta aula, você vai aprender que, se o sistema é interativo e sua qualidade depende de pessoas, é essencial que pessoas participem das etapas de construção do software. Como e quando, é o que pretendemos deixar claro nesta aula.
Queremos que você saiba, ao final, que não importa qual o processo de desenvolvimento adotado para construir o sistema, cabe a você como profissional planejar as atividades de envolvimento de pessoas no seu processo.
Os objetivos dessa semana são que você:
· Entenda o que é Design centrado no humano;
· Compreenda como os processos de desenvolvimento de software têm que ser adaptados para envolver pessoas;
· Identifique as formas essenciais de envolvimento e as alternativas possíveis;
· Discuta com seus colegas a adaptação dos processos de desenvolvimento de software visando o design centrado no humano.
Aula 4 - Estudos de usuários e seus instrumentos
Nesta aula , o foco são os estudos para compreender seus usuários: suas características, tarefas, desejos, dores, necessidades. Vamos mostrar quando e como realizar pesquisas para identificar suas características e como representar essas informações para a equipe de design.
Para garantir que haja respeito ao sujeito investigado, vamos tratar de ética em pesquisa.
Especificamente, os objetivos dessa semana são que você:
- Entenda por que você deve fazer estudos de usuários;
- Saiba identificar seus usuários e stakeholders;
- Reconheça a necessidade de respeitar princípios éticos para a pesquisa com seres humanos na área das ciências humanas e sociais;
- Aprenda a escolher e aplicar instrumentos de estudo de usuário.
Aula 5 - Interação Humano-Dados
Nesta aula, o prof. Thiago Coleti fará uma palestra sobre o tema de Interação Humano-Dados e transparência no uso de dados pessoais. Este tema é relevante para a área de IHC e também na área de Ciência de Dados.
Não haverá provinha, mas a nota será dada pela participação na palestra (fazendo perguntas) e nas atividades propostas. Quando você fizer uma pergunta, mande a mesma para o fórum da aula, garantindo seu bônus de participação!
Aula 9 - Acessibilidade
Nesta aula, tratamos do tema de acessibilidade das tecnologias digitais. Faremos a apresentação dos recursos para acessibilidade na web e em dispositivos móveis.
Esta última parte será apresentada pelo Ms Arthur Floriano Barbosa Andrade de Oliveira, desenvolvedor especializado em aplicações nativas Android e criador do Acessibilint, ferramenta de análise estática de código para acessibilidade no Android.
Seminários
O seminário equivale à prova para a nota P2.
O tema do seminário deverá ser um tema dentro da área de IHC, atual e relevante. O seminário deverá ser apresentado em no máximo 10 minutos em 25/06/2019 e o material da apresentação será entregue para avaliação nesta mesma data, até às 23:55.
O seminário deverá ser construído a partir de pelo menos 3 artigos científicos referenciados, e deverá mostrar aspectos teóricos e de aplicação. A entrega do seminário pode ser a própria apresentação (arquivo ppt) desde que tenha conteúdo textual, permitindo a avaliação da pesquisa. Não serão aceitos para avaliação arquivos de apresentação com apenas imagens e animações de suporte à fala do apresentador!
Qualquer dúvida, entrem em contato com a professora.