O SIPOC é uma ferramenta incrível para mapear um processo. Ela é utilizada normalmente na fase Define do DMAIC para mapear processo de alto nível. Nos links indicados encontra-se um bom material sobre essa ferramenta. Existem outras disponíveis no Google. Pesquise também no Google Acadêmico.

 

Para construir o SIPOC, e ai está sua força, deve-se começar pelo “Customer” (Cliente), afinal é para ele que todo processo é construído. Melhor ainda, é por causa dele que as empresas existem.

 sipoc

Figura 1 – Adaptado de https://bit.ly/2HE7HcE

 

Mas, por que iniciar pelo cliente, ora, se o processo é para um cliente, é preciso saber primeiro o que o cliente deseja.

 

Pode até ser que o cliente não sabia direito o que deseja (e isso é o mais comum), mas seu papel é interpretar esse desejo.

 

Sabendo quem é o cliente e entendendo o que ele quer, o Output, ai sim, é preciso conhecer quais são os suprimentos (Inputs) que são necessários para obter o produto desejado pelo cliente.

 

Então a terceira fase da montagem do SIPOC é identificar quais são os suprimentos necessários ao processo. Quais são as entradas imperativas para serem transformados no produto desejado no final do processo.

 

Faça isso de maneira ordenada. Separe cada classes de inputs.

 

Depois, precisa indicar quem fornece os insumos, os fornecedores. Já que vai fazer isso de maneira ordenada, escreva o nome dos fornecedores e na frente os insumos que ele vai fornecer ao processo. Ah! Não se esqueça que o cliente muitas vezes é um dos fornecedores.

 

Por fim, descreva o processo. O processo é a maneira como os inputs serão transformados em outputs, isto é como será obtido o produto.

 

Assim, no processo deve-se descrever de forma sucinta (resumida) como transformar os inputs em output para satisfazer plenamente ao “Customer” (Cliente). Porém, não descreva o processo. Faça um fluxograma (melhor, desenhe). Lembre-se que o grande lance do SIPOC é que eleé um diagrama, ou seja, um objeto visual. Bateu o olho entendeu!

 

Bem, para saber fazer um SIPOC é preciso ter noção de Fluxograma, por isso coloquei alguns links falando dessa ferramenta.

 

Veja um exemplo abaixo:

 exemplo SIPOC


Última atualização: terça-feira, 19 mar. 2019, 17:05