Missão:

considerando a biblioteca pública (municipal e estadual) como porta de entrada ao conhecimento, educação, informação e lazer - é seu dever oferecer condições para tornar os cidadãos aptos a encontrarem:
a liberdade, prosperidade, desenvolvimento individual e social; 
ser agente de paz e bem estar espiritual; 
contribuir para integração social, preservação da memória e respeito a ecologia.

Objetivo:

levando em conta as condições locais, disponibilizar prontamente tipos vários de conhecimento, por meio de fontes e serviços que incluam materiais convencionais, bem como novos tipos de mídias e tecnologias emergentes, com base em igualdade de acesso a todos os cidadãos em geral e a grupos especiais, a despeito da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e status social, sem censura política, religiosa e pressões comerciais; prover condições para o auto-didatismo; apoiar a educação formal e continua; prestar informação em vários níveis, informação de utilidade pública, principalmente á população desprivilegiada economicamente; abrir espaços á cultura, ensino, estudo e pesquisa e lazer.

Público-alvo:

cidadão em geral, em um país, estado, cidade ou bairro, com atenção as diversas comunidades, procurando segmentar os usuários em grupos específicos; crianças, jovens, idosos; deficientes; imigrantes; estudantes; profissionais e empregados de setores produtivos diversos, entre outros.

Ter em conta:

pesquisa sócio-econômica da comunidade-alvo; conhecimento/integração com agências paralelas; identificação de propósitos específicos dos vários segmentos reais e potenciais que frequentam a biblioteca, como base para traçar diretrizes e atividades/produtos da biblioteca.

Fonte:
Macedo, N. D. da; Modesto, F. Equivalências: do serviço de referência convencional a novos ambientes de redes digitais em bibliotecas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, Nova Série, vol. 1, n.1, p.38-54, 1999.
Última atualização: sexta-feira, 8 mar. 2019, 12:48