1.     Aprendemos em cursos da graduação sobre o “C-value paradox”, segundo o qual não há correlação entre complexidade organísmica e tamanho do genoma. A leitura desse artigo tem algum efeito sobre sua opinião a respeito desse conhecimento? Como você avalia a ideia de que há necessidade de genomas maiores para viabilizar organismos mais complexos? Há um bom modo de definir complexidade?

 

2.     Assim como em vários outros artigos que lemos ao longo do curso, o tamanho efetivo populacional tem um papel central no trabalho de Lynch. Peço que vocês reflitam sobre isso, comentando como o Ne foi estimado neste estudo, quais os pressupostos inerentes a essa estimativa (assim como possíveis problemas) e qual o padrão geral encontrado. Use a figura 1 para sua resposta.

 

3.     Todo o artigo do Lynch é baseado na ideia de que há uma interação constante entre as forças de deriva e de seleção. Faça um breve resumo dessas ideias, incluindo um comentário sobre o “limiar” que define qual das forças irá prevalecer. A ideia é transmitir ao restante da classe a ideia de que os efeitos da seleção podem mudar em função do tamanho populacional. Na sua resposta, quando apropriado, recorra à teoria quase neutra. (o seguinte texto ajuda: https://www.nature.com/scitable/topicpage/neutral-theory-the-null-hypothesis-of-molecular-839)

 

O artigo de Lynch e Conery é construído com base em 3 padrões principais: a distribuição de genes duplicados, a abundância e o tamanho de íntrons, a distribuição de elementos transponíveis. Vamos discutir cada um deles.

 

4.     Diogo irá apresentar os achados sobre genes duplicados

 

5.     Apresente os achados a respeito de íntrons e a respeito de elementos transponíveis.

 

6.     Para nossa discussão final, vamos discutir se a hipótese de Lynch parece viável, se há formas de testá-la mais rigorosamente, e se ela representa uma “mudança radical” em termos de nosso modo de ver o aumento da complexidade. Recorra à entrevista dela dada numa visita ao Brasil (http://revistapesquisa.fapesp.br/2008/12/01/michael-lynch/) para obter citações interessantes.


Última atualização: quinta-feira, 19 abr. 2018, 09:41