Roteiro para discussão sobre deriva e seleção e paper de Lynch & Conery, 2003

1. Para esse artigo, é fundamental vocês começarem se lembrando sobre a forma como os processos de deriva e seleção interagem um com o outro. Recorde a ideia básica de que o destino de uma mutação vantajosa pode ser diferente, dependendo do tamanho da população na qual ela ocorre. Reveja simulações feitas em POPULUS em Processos Evolutivos.

2. É de importância central para o artigo obter estimativas confiáveis para o tamanho populacional efetivo de vários organismos. Qual a estratégia usada para estimar o valor de Ne nesse paper? Quais as vantagens dessa abordagem? Quais os problemas associados à estratégia usada?

3. Diferenças de Ne entre espécies poderiam, teoricamente, ser consequência de diferenças em taxas de mutação. Como os autores lidam com esse problema? O que se sabe hoje sobre a variação em taxas de mutação entre grandes grupos de seres vivos? 

4. De que forma é possível estimar a taxa de surgimento de novos genes? Se possível, consulte alguma referência citada descrevendo as bases teóricas que sustentam a forma de fazer a estimativa.

5. Quais são os possíveis destinos de genes duplicados?

6. Uma premissa do modelo do Lynch é que há um “custo” associado a possuir introns e elementos transponíveis. Qual é? Ele te convence?


Última atualização: sexta-feira, 13 abr. 2018, 14:21