1. Para iniciar nossa discussão é fundamental fazer uma breve recapitulação sobre a razão pela qual o sexo é uma questão ainda não resolvida para evolucionistas. Discuta as razões pelas quais sua ampla distribuição filogenética é surpreendente, suas importantes desvantagens e as possíveis vantagens. Discuta a ideia de "ruby in the rubbish" e "clonal interference" na sua apresentação, pois são aspectos centrais da reprodução assexual.

2. Antes de mergulharmos na discussão evolutiva, precisamos entender o protocolo experimental. De que forma será feita a comparação entre sexuais e assexuais em leveduras? Como o ciclo de vida das leveduras ocorre, e como isso ajuda no desenvolvimento do teste proposto. Use a figura do suplemento para descrever a estratégia geral, inclusive as etapas de seleção para ploidia e controles para efeitos confundidores. O que esse estudo faz que supera os estudos anteriores?

3. A primeira rodada de resultados está na figura 1, descrevendo mudanças de fitness e o perfil molecular de mudanças genéticas. Discuta esses achados e suas implicações para vantagens do sexo. Como mudanças em fitness foram medidas?

4. O que a trajetória de mutações específicas ao longo do tempo (Figura 2) revela sobre diferenças evolutivas entre formas sexuais e assexuais? Para essa análise, as frequências das mutações foram medidas. Como isso foi feito? Como foi feito o teste estatístico para comparar sexuais e assexuais (figuras 2i,j,k)?

5. Posteriormente, valores adaptativos foram atribuídos a mutações individuais. Como isso foi feito? O que as trajetórias de mutações individuais (com valores adaptativos conhecidos) revela, conforme ilustrado na figura 3? Referente aos processos previstos para acontecerem em populações assexuais (ruby in the rubbish, carona, clonal interference), você acha que o estudo teve sucesso em mostrar quais ocorrem?


Última atualização: quinta-feira, 12 abr. 2018, 13:38