1.     Um ponto central do estudo de Corbett-Detig é a noção de que dois fenômenos seletivos podem influenciar a variabilidade genética: “background selection” (BGS, seleção de fundo) e “hitchhiking” (HH, carona genética). Defina esses dois processos e explique porque eles produzem uma correlação entre a diversidade genética e a taxa de recombinação de uma região genômica. Na sua resposta use imagens apropriadas. O artigo de revisão de Ellegren e Galtier deve ajudar nesse contexto.

 

2.     A estratégia do estudo de Corbett-Detig pare ver se BGS e HH moldam a diversidade genética de diversas espécies consiste em testar se há mais evidência desses fenômenos em algumas espécies do que em outras. O argumento geral dos autores é que eles esperam que esses fenômenos (BGS e HH) sejam mais intensos em espécies com Nc maior. Explique a lógica desse argumento e a forma que os autores usaram para quantificar o efeito de HH e BGS sobre a remoção de diversidade genética em diferentes espécies (dessa forma testando se, de fato, a seleção atuou mais intensamente em espécies com Nc maior). A figura 1 do paper deverá ser usada para esse explicação, pois ela ilustra de modo claro o método que é usado, e oferece também noções gerais sobre como a modelagem foi feita.

 

3.     O estudo coloca muita ênfase na comparação entre diversas espécies, e os resultados da figura 2 resumem importantes achado, que devem ser discutidos. Uma outra forma como esses resultados são resumidos é apresentado figura 3. Nela, diferentemente da figura 2, a comparação não é apenas entre “classes de espécies” divididas por algum atributo taxonômico, mas faz o uso de duas medidas que os autores argumentam serem “proxies” do Nc. Discuta os resultados apresentados. Qual a importância dos resultados na parte (c) da figura?

 

4.     Um estudo dessa dimensão tem muitos desafios, envolvendo a reunião dos dados e também pressupostos na modelagem. Há também o desafio de lidar com variáveis ocultas, que podem influenciar os dados (por exemplo, uma taxa de mutação maior em algumas espécies, um efeito mutagênico da própria recombinação, variação na densidade de genes, etc). Faça um apanhado dos principais desafios que os autores tiveram que lidar e avalie se foram satisfatoriamente respondidos.

 

5.     Lemos dois estudos que buscam compreender o que determina os níveis de diversidade genética em diferentes espécies: um enfatizando atributos de “life history” e outro com o foco no impacto do Nc sobre a intensidade com que a seleção atua. Seu desafio será discutir de que forma os conteúdos desses dois estudos se conectam. Um ótimo caminho para fazer essa ponte é construir sua resposta em cima da figura 2 do trabalho de Ellegren, que tem justamente o objetivo de fazer tal integração.

 

6.     Prepare ao menos uma pergunta referente ao paper para encaminharmos ao autor.

 

 


Última atualização: quarta-feira, 21 mar. 2018, 15:27