Roteiro para discussão em sala

1. Um conceito chave para o artigo de Karasov e colaboradores é o de "soft sweeps". Leia com atenção o verbete da wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/Selective_sweep) e explique as principais diferenças entre sweeps "hard" e "soft".

2. O nosso conhecimento sobre Drosophila já estabeleceu que essa espécie se originou na África e há cerca de 10 mil anos atrás se espalhou pelos outros continentes.  Agora considere a mutação I161V que confere resistência a inseticida, e que está presente em 3 continentes. Há duas possibilidades para explicar a ampla distribuição dessa mutação de resistência: (a)  ela já estava presente na África e de lá se espalhou para o resto do mundo; (b) ela surgiu independentemente nos diferentes continentes. Como a abordagem filogenética (Figura 1) ajuda a distinguir entre esses cenários?

3. O estudo depende criticamente da ideia de que a velocidade do processo adaptativa pode ser "limitada por mutações". Qual sua intuição sobre os tipos de espécies em que a evolução é limitada por mutações e as que não são limitadas? De que maneira o processo evolutivo irá diferir entre elas?

4. Considere uma população hipotética (apresentada como exemplo no paper) que alterna entre dois tamanhos populacionais:  1010   por 90% do tempo e 105 por 10% do tempo. (a) Qual o tamanho efetivo populacional dessa espécie? (b) de que maneira a diversidade genética neutra observada nessa espécie deve diferir de uma espécie de tamanho constante de 106 ? (c) de que maneira a dinâmica de fixação de mutações adaptativas dessa espécie irá diferir de uma espécie de tamanho constante de  106 ? 


Última atualização: quinta-feira, 5 abr. 2018, 11:45