Roteiro de leitura

Discuta e responda às seguintes questões com o seu grupo, usando o material preparado pelo roteiro de leitura. Prepara-se para fazer uma breve apresentação de algumas das questões.

1. Que tipo de dado genético foi usado por Prugnolle e colaboradores, e como a diversidade de cada uma das populações foi estimada. Você tem alguma sugestão sobre como poderia ser melhorado o estudo?

2. No texto de Prugnolle et al., os autores exploram a relação entre a diversidade genética em populações humanas e a história biogeográfica de nossa espécie.

(a)Discuta como os achados foram interpretados. Utilize o resultado para a questão 7 (da aula passada) a respeito da trajetória temporal da diversidade, para embasar sua resposta.

(b) Sabemos que mutações re-introduzem variação em uma população. Porque as populações não apresentam variabilidade parecida, dado que certamente todas elas sofrem mutações nos genes sob estudo?

Referente ao texto de Hedrick, responda às seguintes questões.

4. Qual a relevância de efeitos de gargalo e eventos de fundador para populações de seres vivos? É possível documentar de modo convincente que um gargalo tenha ocorrido na história de uma espécie?

5. No conceito de tamanho efetivo populacional, nos referimos a uma "população ideal". O que queremos dizer por isso?

6. Faça uma breve revisão da literatura e tente achar alguns exemplos de tamanhos efetivos populacionais para diferentes seres vivos.

7. Do ponto de vista conceitual, qual a relação entre a deriva genética e a teoria neutra?



Última atualização: quinta-feira, 8 mar. 2018, 11:14