Reunido com seu grupo, responda às seguintes questões. Digite a resposta e coloque na pasta apropriada no google drive.

1. Defina o termo "deriva genética", em suas próprias palavras. Busque incluir em sua definição uma explicação dos efeitos do processo sobre diferentes aspectos da variação genética, assim como a causa subjacente à sua operação.

2. Considere uma população haplóide de 4 cópias gênicas, em que todas as cópias são equivalentes do ponto de vista seletivo. Uma é do tipo A1 e três são do tipo A2. Qual a taxa de heterozigose dessa população? Qual a taxa de homozigose? Quais as possíveis frequências alélicas na próxima geração, e quais suas probabilidades?

3. Qual a probabilidade de fixação de A1 e A2, após muitas gerações de deriva?

4. Qual o efeito da deriva genética sobre a diversidade genética da população?

Após apresentação sobre deriva mutação, responda às seguintes questões.

5. Considere uma população de indivíduos diplóides com um heterozigose de H=0.01, N=1000 indivíduos e taxa de mutação (u) = 10-4 para um gene sob estudo. Descreva a mudança em H que ocorrerá na geração subsequente sob os efeitos de deriva, mutação, e os dois conjuntamente.

6. Qual o valor de H esperado para equilíbrio entre mutação e deriva? Ou seja, quando as forças de deriva e mutação tem a mesma magnitude? Calcule esse valor para os parâmetros propostos no item 6. Para testar se esse valor está correto, calcule a mudança causada por deriva e por mutação quando a população está sob esse valor.

7. Para completar em casa: qual a trajetória da diversidade dessa população, partindo do H=0.01, ao longo do tempo? Para responder essa questão use uma planilha para simular a trajetória de mudança ao longo do tempo.


Última atualização: quinta-feira, 1 mar. 2018, 15:02